Topo

Chrysler usa orgulho de ser 'born in USA' para divulgar novo sedã 200

Da Redação

Em São Paulo

08/02/2011 17h09

Em mais um vídeo com ares de super produção cinematográfica -- a peça é mais uma das campanhas feitas para exibição durante o milionário Super Bowl 45, evento ocorrido no último domingo (8/2) e que bateu o recorde histórico de audiência da televisão norte-americana --, a Chrysler mostrou a nova geração do sedã médio 200, ex-Sebring, se valendo de seu atual mantra, o retorno aos bons tempos (pode chamar de nostalgia, se quiser -- veja mais sobre isso no quadro abaixo).

NOVO JEITO, VELHO TEMPO?

  • Claudio de Souza/UOL

    O uso da "nostalgia" como tema de trabalho da Chrysler foi iniciado no último Salão de Detroit, em janeiro. No evento, a marca mostrou a nova geração do sedã 300. O carrão, com de mais de 5 metros de comprimento, perdeu o jeitão de gangsta rapper e ficou mais bonito para voltar a ter sucesso.

O vídeo, chamado "Imported from Detroit", chora a ausência do requinte perdido numa era qualquer já esquecida, mas também trata de fazer uma ode atual à cidade de Detroit (também chamada de "cidade do vento" ou "cidade motor"), com loas ao seu espírito trabalhador e a uma beleza que precisa ser descoberta -- lembre-se: a cidade sofre há anos com a crise de sua indústria local e ficou totalmente largada com o auge da derrocada automotiva no biênio 2008-2009.

Com direito a contar com o rapper Eminem como protagonista, por si um cara contraditório, a peça fala do orgulho dos novos modelos da Chrysler serem não apenas made in USA, mas sobretudo "feitos em Detroit". Soaria menos esquizofrênico, não fosse o fato do grupo estar de pé somente graças à ajuda governamental e à providencial assimilação (quase que total) por uma companhia estrangeira, no caso, a europeia Fiat.

Quanto ao novo 200, o modelo está mais espaço, luxuoso e tecnológico internamente (com direito a revestimento soft touch por todos os lados e itens de navegação integrados ao console) e externamente (repare na iluminação por LED, a exemplo do que ocorrido com o sedã grande 300 2011), e que conta com motor de 2,4 litros e 173 cv ou o V6 de 3,6 litros Pentastar de 283 cv, com opções de transmissão de quatro ou seis marchas.