Topo

BMW promete carros menores e com tração dianteira

Nova família de compactos da BMW, com tração dianteira, ficaria abaixo da Série 1 (foto) - Murilo Góes/UOL
Nova família de compactos da BMW, com tração dianteira, ficaria abaixo da Série 1 (foto) Imagem: Murilo Góes/UOL

Da Redação

17/03/2010 14h24

O grupo BMW anunciou nesta quarta-feira (17) que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova família de veículos compactos, equipados com tração dianteira ou tração nas quatro rodas, para as marcas BMW e Mini.

De acordo com o presidente-executivo da BMW, Norbert Reithofer, "teremos modelos da BMW com tração dianteira, no segmento de veículos pequenos, no futuro". A previsão é que os veículos surjam a partir do lançamento da terceira geração dos modelos Mini, em 2014.

Atualmente, apenas os modelos da marca Mini -- compactos voltados para o mercado de carros de imagem -- utilizam tração dianteira. Todos os carros da marca BMW, incluindo aqueles da Série 1 (a menor da gama), são equipados com tração traseira -- em alguns modelos, como os crossovers, a força motriz pode ser compartilhada com o eixo dianteiro. Os novos modelos seriam posicionados abaixo da Série 1, que manteria sua arquitetura e a tração traseira.

De acordo com a agência Automotive News Europe, a nova família pode gerar ter até 20 novos modelos para as duas marcas, boa parte deles com tamanho entre 3,80 m e 4,30 m. O objetivo da BMW é atuar nos segmentos europeu de subcompactos e compactos (equivalentes, no Brasil, a compactos premium e médios), que têm previsão de crescimento de 6% até 2020, mas com demanda por modelos com maior eficiência e menor emissão de poluentes.

Outra estratégia da marca seria uma associação com empresas experientes na produção de veículos pequenos e econômicos e conversas com o grupo Renault-Nissan já estão em andamento.