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Audi lança pequeno Q2 em Genebra para ter grandes resultados entre SUVs

<br>Christoph Rauwald

26/02/2016 14h46

A Audi pisa fundo para ultrapassar a BMW como principal marca de carros de luxo do mundo com um novo leque de SUVs, do minúsculo Q2 ao gigantesco Q8.

A Audi apresentará o Q2, de foco urbano, na semana que vem durante o Salão de Genebra 2016. Também verá seus planos para os SUVs serem testados com a chegada da atualização do Q7 às lojas, que competirá com o BMW X5, o novo Mercedes GLE e novos concorrentes como o Maserati Levante em um segmento cada vez mais disputado.

Líder de mercado global, a BMW usou os SUVs para manter o domínio por uma década e todas as três concorrentes correram para atender os nichos do mercado. Com o pequeno Q2, a Audi se concentra em um segmento não explorado pela BMW e pela Mercedes. O carro é desenhado para atrair jovens moradores da cidade que requerem menos espaço que o oferecido pelo irmão do modelo, o Q3 -- o modelo, aliás, será fabricado no Brasil a partir deste semestre.

As entregas de SUVs subcompactos como o Q2 em toda a Europa mais do que dobrarão, para cerca de 2,1 milhões de unidades, no período de cinco anos até 2022, mas a Audi ainda crescerá menos que suas rivais, disse Tim Urquhart, analista da IHS Automotive em Londres. A IHS estima que a Audi continuará em terceiro lugar em 2022 e que encerrará este ano com um aumento de 1,2%, para 1,83 milhão de carros, crescimento mais lento que o da BMW e o da Mercedes.

Após os lançamentos do Q7, do Q5 e do Q2, a Audi planeja introduzir seu primeiro crossover totalmente elétrico em 2018, acompanhado de um novo SUV full-size, apelidado de Q8, um ano depois. Está sobre a mesa também uma versão crossover "altinha" do carro esportivo TT.

A estratégia é fundamental para os resultados. Os compradores de SUVs da Audi investem cerca de dois terços a mais em recursos extras que os compradores de sedãs do mesmo nível, disse a empresa. Além disso, eles são fiéis. Dois em cada três clientes da Audi com SUVs compram outro crossover ao trocarem de carro.

Reconquistando terreno

Além dos novos modelos, as chances da Audi de derrubar essas previsões recaem sobre a China, seu maior mercado. As vendas de carros no país asiático provavelmente começarão a crescer de forma robusta novamente e a Audi deverá se beneficiar da nova versão de seu campeão de vendas, o SUV Q5, que deverá começar a ser produzido no fim do ano, disse Sascha Gommel, analista do Commerzbank em Frankfurt.

"Eu acredito que a Audi começará a reconquistar algum terreno, em particular em comparação com a BMW", disse Gommel. A BMW tem menos modelos novos em produção. Além disso, a marca tem usado métodos extraordinariamente agressivos para aumentar as vendas nos EUA, inclusive pagando concessionárias para que coloquem modelos novos em suas frotas de serviço, disseram pessoas familiarizadas com a prática, neste mês.

Ranking

Após cair para o terceiro lugar no ano passado, atrás da Mercedes-Benz, a maior fonte de lucro da Volkswagen está procurando retomar o crescimento e deixar para trás o escândalo das emissões que manchou a imagem de sua empresa controladora. A Audi, que passou por dificuldades no ano passado por ter a linha mais antiga das três concorrentes, quer retomar o passo em 2016 lançando novos modelos enquanto os da BMW envelhecem.

Sucesso da Audi é crucial para encher os cofres da Volkswagen no momento em que a pressionada fabricante de veículos busca uma base de apoio em meio ao escândalo de emissões, que já dura seis meses.

"A concorrência com nossas rivais continuará sendo uma corrida ombro a ombro", disse o diretor de vendas da Audi, Dietmar Voggenreiter, em entrevista na sede da empresa, em Ingolstadt, Alemanha. "Deveremos ter o vento a favor com nossos novos modelos".