Toyota rebate críticas sobre atraso de recall
Mas o recall de milhões de carros em todo o mundo foi anunciado apenas em janeiro deste ano. Em uma entrevista à BBC, o diretor de Relações Públicas da Toyota, Scott Browlee, disse que o atraso se devia ao fato de que as primeiras reclamações estavam relacionadas à qualidade e não à segurança dos veículos.
"Não havia indicação, naquele momento, de que o acelerador preso causaria um problema de segurança. A primeira indicação que tivemos de que seria uma questão de segurança foi no final do ano passado", disse Browlee. "Tivemos de investigar para identificar a causa e ver se havia uma problema comum para então analisar como poderíamos consertá-lo", afirmou.
A montadora disse que não tem conhecimento de nenhum acidente provocado pelo problema com o acelerador, mas que alguns incidentes teriam sido registrados na Europa. O recall anunciado pela Toyota afeta cerca de 8 milhões de veículos em todo o mundo. Entre os modelos atingidos estão o Aygo, iQ, Yaris, Auris, Corolla, Verso e Avensis, fabricados desde fevereiro de 2005.
Segundo Browlee, em modelos com falhas, o pedal do acelerador seria duro ou pesado, e "no pior caso" poderia ficar preso. Caso isso venha a acontecer, o motorista deve pressionar o freio, colocar o carro em ponto morto e estacionar o veículo com segurança. Ele afirmou ainda que os motoristas afetados pelo problema devem entrar em contato com a montadora e não tentar consertar o veículo de forma independente. O reparo, segundo ele, leva apenas 30 minutos.
Além do problema com o acelerador, diversos motoristas nos Estados Unidos e no Japão registraram problemas com o freio do modelo híbrido Prius. O órgão responsável por segurança no trânsito dos EUA afirmou ter recebido 100 registros de reclamação, e outros 14 foram registrados no Japão.
A Toyota, a maior montadora do mundo em vendas, vem enfrentando críticas de que não teria feito o suficiente para garantir a segurança de seus veículos. O secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, disse à agência Associated Press que autoridades americanas tiveram de alertar a Toyota sobre a seriedade dos problemas que eventualmente causaram o recall.
A operação de recall pode custar cerca de US$ 2 bilhões em vendas e perdas e forçar a empresa a cortar as previsões de vendas para 2010. Na terça-feira (2), o vice-presidente executivo da empresa, Shinichi Sasaki, disse que estava extremamente preocupado com a previsão de vendas para este ano. A declaração foi feita após a divulgação de dados que indicam que as vendas da montadora caíram 16% em janeiro nos Estados Unidos e sua porcentagem no mercado automotivo do país chegou ao menor nível desde janeiro de 2006.
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