Topo

'Em casa', Toyota não se abala e vende 47,9% mais que em 2009

Com Redação

01/03/2010 11h41

A montadora japonesa Toyota registrou um aumento de 47,9% nas vendas de sua marca principal em fevereiro no Japão, na comparação com o mesmo mês de 2009. A marca foi atingida apesar da crise provocada pelas falhas técnicas que obrigaram a empresa a anunciar o recall de milhões de veículos no mundo, especialmente nos Estados Unidos e Europa.

A Toyota teve de convocar o recall de 8,7 milhões de veículos no mundo nos últimos meses por falhas técnicas principalmente no pedal do acelerador ou no sistema de freios de vários modelos. Os recalls incluíram o Prius, ícone entre os carros híbridos já em produção no mundo.

Segundo a Jada (Associação Japonesa de Concessionárias de Automóveis), a Toyota vendeu 146.145 veículos de sua marca em fevereiro no arquipélago. As vendas da divisão de luxo Lexus dispararam 257,3% em ritmo anual, a 3.373 unidades, também segundo a Jada. Os carros da Lexus não são importados oficialmente para o Brasil.

Apesar do bom resultado "em casa", é esperada uma forte queda nas vendas da Toyota nos EUA, seu segundo mercado mais importante.