Yamaha MT-03 cobra até R$ 20.790 por arrojo e bom desempenho
Apresentada em março, a nova Yamaha MT-03 chega às lojas agora em maio com um bom argumento para agradar jovens motociclistas, seu principal público: visual arrojado e bom acabamento.
Inspirada na família MT, a caçula aposta nas mesmas linhas agressivas que fizeram o sucesso de suas irmãs maiores, MT-07 e 09. Entradas de ar nas laterais do tanque, spoiler sob o motor e farol poligonal com duas luzes de posição de LED também conferem à naked visual de moto maior.
Praticamente uma versão sem carenagem da R3, a MT-03 compartilha motor, quadro, suspensões e até mesmo o painel com sua irmã esportiva. Diferente é o guidão único, 40 mm mais largo, mas fixado em uma posição mais alta (39 mm) e mais próxima do piloto.
Claro, o preço é mais em conta: R$ 18.790 (Standard) e R$ 20.790 (com ABS) contra os R$ 22.590 da mini-esportiva com ABS.
Categoria acima
A MT-03 atrai olhares nas ruas, mas ainda é confundida com uma nova variante da antiga MT-03, equipada com o monocilíndrico da XT 660R. Vale ressaltar que esta nova naked só tem o nome em comum com o modelo vendido entre 2007 e 2008.
Esse problema fica para o departamento de marketing da Yamaha resolver.
Embora seja concorrente direta de modelos como a Kawasaki Z 300, vendida a R$ 18.990 (R$ 20.990 com ABS), e a KTM Duke 390 (R$ 21.990 com ABS de série), o visual atraente e os bons 42 cavalos de potência colocam a MT-03 na briga em uma categoria acima da sua.
Enfrenta até motos maiores, como a Honda CB 500F, que tem motor de 471 cm³ e 50,4 cv e parte de R$ 23.053 sem ABS.
Ficha Técnica: Yamaha MT-03
+ Motor: dois cilindros paralelos, 321 cm³, oito válvulas, DOHC e arrefecimento líquido.
+ Potência máxima: 42 cv a 10.750 rpm.
+ Torque máximo: 3,02 kgfm a 9.000 rpm.
+ Câmbio: seis marchas.
+ Transmissão final: corrente.
+ Alimentação: injeção eletrônica, partida elétrica.
+ Suspensão dianteira: garfo telescópico, 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso.
+ Suspensão traseira: balança monoamortecida, 125 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola.
+ Freios: dianteiro a disco flutuante, 298 mm de diâmetro, pinça de dois pistões; traseiro a disco simples, 220 mm de diâmetro, pinça de um pistão (ABS opcional).
+ Dimensões: 2.090 mm x 745 mm x 1.035 mm (CxLxA).
+ Entre-eixos: 1.390 mm.
+ Distância do solo: 160 mm.
+ Altura do assento: 780 mm.
+ Peso: 166 kg em ordem de marcha (169 kg com ABS).
+ Tanque: 14 litros
Motor com caráter
Isso porque os ingredientes da receita esportiva estão lá. A começar pelo elástico motor de 321 cm³, duplo comando de válvulas e arrefecimento líquido.
Com baixa vibração, apesar de sua arquitetura de dois cilindros paralelos, o motor tem mais caráter do que a fria análise dos números de desempenho faz supor.
Entretanto, não provoque a fera: acima de 7.000 rpm, o bicilíndrico emite um agradável assobio e empurra pra valer até que a shift-light do painel acenda a 11.000 giros pedindo outra marcha no câmbio de seis velocidades.
Essa elasticidade, com fôlego em baixos regimes e bom desempenho nas rotações mais altas, faz dele um motor com caráter e divertido de pilotar.
Isso cobra seu preço no consumo. Não espere médias como as da Yamaha Fazer 250 ou da Honda CB Twister: o consumo da MT-03 variou entre 18 e 22 km/litro.
Pés no chão
Assim como o motor, o conjunto ciclístico da nova MT-03 foi herdado da R3. Quadro tubular em aço e suspensões acertadas garantem estabilidade em velocidades mais altas e boa absorção dos impactos na cidade -- mas, a exemplo de outras nakeds, ela sofre em ruas mais esburacadas.
Porém, a Yamaha acrescentou um novo ingrediente à receita: o novo guidão mais largo e alto deixa as costas mais eretas, mas as pedaleiras são levemente recuadas.
Outro detalhe que faz da MT-03 uma boa opção para os deslocamentos diários é a altura de 780 mm do assento: até mesmo os pilotos mais baixos conseguem apoiar os dois pés no chão com facilidade. A boa ergonomia também contribui em manobras de baixa velocidade ou para costurar o trânsito na cidade.
O banco, apesar de largo e confortável em viagens curtas, é estreito na sua parte posterior o que incomoda depois de 200 km na estrada.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.