Honda Gold Wing faz 40 anos com tecnologia de carro; veja a evolução
A primeira Gold Wing não foi pensada como um modelo touring. A ideia da Honda era ambiciosa, porém: construir "a melhor motocicleta de todos os tempos”. Assim, o primeiro projeto, de Soichiro Irimajiri, apareceu em 1972 classificado como "top secret" pela marca, até o lançamento em 1975. Com o tempo, a marca acabou ampliando a noção de moto voltada ao turismo e que permitisse alcançar grandes distâncias com conforto.
Quatro décadas depois, o modelo é referência no luxuoso segmento de motors grã-turismo. E para celebrar os 40 anos de estrada, a Honda GL 1800 Gold Wing chegou ao Brasil em edição comemorativa, na exclusiva cor branca pérola e preço sugerido de quase R$ 100 mil. Importada do Japão como modelo 2015, traz logotipos alusivos ao início da produção em 1975 no escudo frontal, na tampa traseira do top case e também no painel, acima do airbag.
Sim, além do airbag (é a único moto do mundo com o dispositivo), a Gold Wing tem ainda suspensão ajustável e sistema de freios com ABS (antitravamento) e DCBS (freios combinados), que evitam o travamento das rodas e distribui eletronicamente a força de frenagem. Mimos também parecem herdados de carros de passeio, caso do sistema surround SRS, conexão USB para tocadores de MP3 e celulares, e alto-falantes potentes.
Até o motor é enorme, com seis cilindros opostos, 12 válvulas e 1.832 cm³ de capacidade, com 118 cv a 5.500 rpm, e torque máximo de 17 kgfm a 4.000 rpm. Estradeira nata, traz três compartimentos de bagagem (duas malas laterais e um top case) que, juntos, tem capacidade para 150 litros. O peso é de 387 quilos.
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