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Veja 15 opções de até R$ 10.000, prós e contras para ter a 1ª moto

Aldo Tizzani e Arthur Caldeira

Da Infomoto

26/05/2015 07h00

Muitas pessoas ainda pensam em fugir de inconvenientes do transporte público, dos altos preços de compra e manutenção do carro e, consequentemente, dos estressantes congestionamentos que assolam as grandes cidades. A necessidade de economizar tempo nos deslocamentos e gastar menos dinheiro para manter o equipamento são decisivos. Quando a opção ainda é por um veículo motorizado, a pergunta quase sempre é: "qual moto comprar?"

Para efetuar um compra consciente é preciso analisar o perfil de uso e as reais condições de sua conta bancária. Não adianta comprar um scooter se sua cidade ou bairro tem avenidas esburacadas ou ruas de paralelepípedos. Também é inviável ter uma motoneta e rodar com garupa e peso extra. Opte por um modelo básico, cuja manutenção seja barata (veja pacote de peças), o consumo, baixo e fácil de pilotar.

Assim, a Agência Infomoto elaborou uma lista com 15 modelos -- de streets como a Honda CG até scooters como Dafra Cityclass -- para quem quer soluções de mobilidade urbana, incluindo prós e contras de cada um. Os preços variam de R$ 4.637 (Honda Pop 100) até o teto de R$ 9.990 (Cityclass 200):

1. Honda Pop 100: R$ 4.637

Prós: baixo preço, simplicidade mecânica. 
Contras: design fraco, falta de espaço sob o banco.

Quanto custa manter?
Lona dianteira: R$ 36
Lona traseira: R$ 35
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 30
Manete esquerdo: R$ 21
Retrovisor esquerdo: R$ 37
Conjunto óptico: R$ 44, mais carenagens a R$ 33
Troca de óleo: R$ 20
Garantia: 3 anos

2. Dafra Kansas 150: R$ 6.890

Prós: estilo custom, baixo peso.
Contras: desempenho modesto.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 64
Lona traseira: R$ 54
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 53
Manete esquerdo: R$ 68
Retrovisor esquerdo: R$ 155
Conjunto óptico: R$ 205
Troca de óleo: R$ 37
Garantia: 1 ano

3. Suzuki Intruder 125 ED: R$ 6.990

Prós: visual custom, confort.o
Contras: desempenho comedido, acabamento simples demais.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 52,22
Lona traseira: R$ 60,14
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 52,07
Manete esquerdo: R$ 54,86
Retrovisor esquerdo: R$ 59,16
Conjunto óptico: R$ 231,14
Troca de óleo: R$ 65
Garantia: 1 ano

4. Dafra Riva 150: R$ 6.990

Prós:  visual diferenciado, bom acabamento.
Contras: freios, desempenho fraco.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 33
Lona traseira: R$ 42
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 53
Manete esquerdo: R$ 48
Retrovisor esquerdo: R$ 69
Conjunto óptico: R$ 284
Troca de óleo: R$ 25
Garantia: 1 ano

5. Yamaha Factor YBR 125 K1: R$ 6.430

Prós:  motor confiável, preço acessível.
Contras: visual "cansado", falta de opcionais.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 94,76
Lona traseira: R$ 93,28
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 31,19
Manete esquerdo: R$ 18,26
Retrovisor esquerdo: R$ 25
Conjunto óptico: R$ 128,54
Troca de óleo: R$ 24,50
Garantia: 1 ano

6. Honda Biz 125 ES: R$ 7.050

Prós:  motor Flex, facilidade de pilotagem.
Contras: preço alto, bocal de abastecimento sob o banco.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 120
Lona traseira: R$ 45
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 130
Manete esquerdo: R$ 20
Retrovisor esquerdo: R$ 42
Conjunto óptico: R$ 200
Troca de óleo: R$ 21
Garantia: 3 anos

7. Suzuki GSR 150i: R$ 7.150

Prós:  motor com injeção eletrônica, câmbio de seis marchas.
Contras: visual antiquado, desempenho comedido.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 50
Lona traseira: R$ 60
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 50
Manete esquerdo: R$ 70
Retrovisor esquerdo: R$ 70
Conjunto óptico: R$ 230, o conjunto
Troca de óleo: R$ 60
Garantia: 1 ano

8. Honda CG 150 Titan ESD: R$ 8.113

Prós:  freios mais seguros, acabamento superior no segmento.
Contras: preço alto, banalização.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 92
Lona traseira: R$ 35
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 35
Manete esquerdo: R$ 20
Retrovisor esquerdo: R$ 40,54
Conjunto óptico: R$ 101,42
Troca de óleo: R$ 32
Garantia: 3 anos

9. Yamaha Fazer YS 150 ED: R$ 8.690

Prós:  visual moderno, motor novo com injeção eletrônica.
Contras: falta de torque.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 94,73
Lona traseira: R$ 93,28
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 31,19
Manete esquerdo: R$ 18,26
Retrovisor esquerdo: R$ 25
Conjunto óptico: R$ 178,34
Troca de óleo: R$ 54,40
Garantia: 1 ano

10. Yamaha XTZ 125 X: R$ 8.960

Prós:  estilo supermotard, agilidade na cidade.
Contras: desempenho fraco, motor carburado.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 167,30
Pastilha traseira: R$ 97,66
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 31,19
Manete esquerdo: R$ 22,50
Retrovisor esquerdo: R$ 25
Conjunto óptico: R$ 140,52
Troca de óleo: R$ 24,50
Garantia: 1 ano

11. Traxx Fly 250: R$ 8.990

Prós:  suspensão, porte de moto maior.
Contras: motor fraco, visual clonado da Bros.

Quanto custa manter?
pastilha dianteira: R$ 55
Pastilha traseira: R$ 49
pisca dianteiro esquerdo: R$ 64 (LED)
manete esquerdo: R$ 19,50
retrovisor esquerdo: R$ 27
conjunto óptico: R$ 184
troca de óleo: R$ 40
garantia: 1 ano

12. Honda PCX: R$ 9.015

Prós:  liga/desliga motor para economizar combustível, rodas aro 14.
Contras: ergonomia para os mais altos, para-brisa baixo.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 93
Lona traseira: R$ 83
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 576
Manete esquerdo: R$ 27
Retrovisor esquerdo: R$ 34
Conjunto óptico: R$ 576
Troca de óleo: R$ 34
Garantia: 3 anos

13. Yamaha XTZ Crosser 150: R$ 9.350

Prós:  estilo moderno, motor novo.
Contras: freio a tambor.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 78,83
Pastilha traseira: R$ 93,28
Pisca dianteiro esquerdo: R$ 46,87
Manete esquerdo: R$ 18,26
Retrovisor esquerdo: R$ 25
Conjunto óptico: R$ 117,10
Troca de óleo: R$ 54,40
Garantia: 1 ano

14. Honda NXR 160 Bros ESD: R$ 9.811

Prós:  motor flex, pilotagem fácil.
Contras: preço alto, bocal de abastecimento antiquado.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira R$ 115
Pastilha Traseira R$ 75
Pisca esquerdo R$ 32
Manete esquerdo R$ 23
Retrovisor esquerdo R$ 48
Conjunto óptico R$ 300
Troca de óleo R$ 23,80
Garantia 3 anos

15. Dafra Cityclass 200i: R$ 9.990

Prós:  visual diferenciado, rodas grandes.
Contras: preço alto, encaixe de peças plásticas.

Quanto custa manter?
Pastilha dianteira: R$ 60
Pastilha traseira: R$ 60
Manete esquerdo: R$ 35
Retrovisor esquerdo: R$ 145
Conjunto óptico: R$ 295
Troca de óleo: R$ 33
Garantia: 1 ano