BMW F 800R leva tapa na cara e melhora segurança na linha 2015
Geralmente ofuscada pelas mais glamorosas aventureiras e esportivas da BMW, a naked F 800 R recebeu uma importante remodelada na linha 2015, com alterações no visual dianteiro e melhorias na ciclística e na mecânica. A partir de agora, ela usa suspensão invertida e freios de maior capacidade, sua ergonomia foi aperfeiçoada e o controle de tração passa a ser item de série. O objetivo é conseguir (finalmente) seu lugar de destaque no segmento de nakeds grandes.
Nos últimos anos, as vendas da F 800 R foram superadas pelas da trail G 650 GS, mais barata, e pelas da F 800 GS, bigtrail que usa o mesmo motor de 800 cc, mas custa mais. Até mesmo a grande aventureira R 1200 GS vendeu mais que a naked. A linha 2015 da F 800R chega ao mercado por R$ 37.900, valor R$ 1 mil maior em relação ao modelo atual.
Tapa na cara
No lugar dos dois faróis assimétricos,a BMW resolveu adotar um conjunto óptico totalmente novo de uma única peça. A pequena carenagem que cobre o painel e o novo farol, além de conferir personalidade própria à F 800 R, aumentou a proteção aerodinâmica para o piloto -- melhoria que reforça o caráter versátil da moto, que é fácil de pilotar na cidade e agora ficou mais confortável na estrada.
As entradas de ar e as laterais que cobrem o radiador receberam linhas mais angulosas. O desenho das rodas e do paralama dianteiro também é novo, mas o escapamento, entretanto, continua desproporcional ao tamanho do modelo, mesmo com a nova traseira, um pouco mais robusta que a anterior.
Ciclística renovada
Um dos destaques da F 800R é o motor de dois cilindros paralelos com 798 cc e arrefecimento líquido, DOHC e oito válvulas. Reajustado para 2015, ele ganhou 3 cv, atingindo agora 90 cavalos (8.000 rpm). A mudança mais notada, porém, será no câmbio de seis marchas, que ganhou uma nova calibração nas relações de marchas -- com as duas primeiras mais curtas, aproveita-se melhor o torque, que atinge 8,77 kgfm a curtos 5.800 giros. Na prática, as arrancadas ficaram mais vigorosas: a naked ficou ainda mais divertida de pilotar na cidade.
Com bastante torque em baixos e médios giros, o consumo foi bom: 18,2 km/l na estrada e 16,4 km/l na cidade. Com capacidade para 15 litros, o tanque garante autonomia em torno dos 250 km.
Na parte da suspensão, agora há um garfo dianteiro invertido (upside-down). Além de um amortecimento mais progressivo, é interessante notar como a menor massa suspensa nas rodas -- que também ficaram mais leves -- aprimorou a agilidade da F 800R em mudanças de direção.
Outro aperfeiçoamento importante foi feito nos freios dianteiros, que agora têm pinças de fixação radial da grife Brembo e "estancam" os 202 kg (peso da moto em ordem de marcha) com mais eficiência. O sistema ABS é de série, assim como no modelo anterior, e tem mais importância para pilotos iniciantes, já que atua mais cedo na roda traseira e atrapalha uma pilotagem mais esportiva e experiente. Não é possível desativar o sistema.
Já o controle de tração (que pode ser desligado facilmente até mesmo com a moto em movimento), uma das novidades eletrônicas da linha 2015, chega aliado a um sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
FICHA TÉCNICA - BMW F 800R
- Preço: R$ 37.900
- Motor: dois cilindros paralelos, 8 válvulas, DOHC, refrigeração líquida
- Potência: 90 cv (a 8.000 rpm)
- Torque: 8,77 kgfm (a 8.000 rpm)
- Câmbio: manual de seis marchas
- Dimensões: 2.145 mm (c) x 860 mm (l); 1.235 (a)
- Peso: 202 kg (ordem de marcha)
- Tanque de combustível: 15 litros
Mais conforto
A ergonomia também foi revista e o banco está 1 cm mais perto do solo (79 cm). As pedaleiras também mudaram de lugar: foram posicionadas 1 cm à frente e 1 cm mais baixas. O novo guidão, um pouco mais recuado, proporciona posição de pilotagem mais ereta e passa a impressão de que o painel foi colocado mais à frente. A maior sensação de conforto também vem da melhor proteção aerodinâmica proporcionada pelo novo conjunto óptico, como citado -- a 120 km/h, o vento não incomoda.
A F 800R está mais jovial e urbana. O motor pode ser manso, como dito, mas também pode demonstrar vivacidade e rodar no limite de rotações, em cerca de 8.500 rpm, a velocidades acima do permitido. Seu nível de vibrações é baixo.Em suma, as mudanças dão ânimo ao modelo e fazem dela uma opção interessante a ser considerada por quem busca uma naked versátil, esportiva e pouco exigente.
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