Yamaha VMax chega aos 30 anos com força e estilo de muscle car
O ano era 1985. Os famosos “muscle cars”, com seus motores imensos que mal cabiam no capô, faziam a cabeça dos fanáticos por desempenho. Atsushi Ichijo, projetista da Yamaha, decidiu implantar a mesma filosofia para o mundo das motocicletas. Nascia ali a Yamaha VMax, um modelo com corpo de custom, ciclística de naked esportiva e potência quase incontrolável.
Neste mês, este ícone da marca nipônica completa 30 anos de existência, sendo o principal exemplar entre as power cruisers do mercado.
Um dos maiores responsáveis pelo sucesso foi o motor V4 de 1.200 cc, herdado da touring Venture Royale. Na época, ele era capaz de gerar 143 cv de potência, nada tão absurdo, mas proporcionava aceleração impressionante ao empregar, logo nos primeiros giros, quase a totalidade dos 8,5 kgfm de torque.
RENASCIMENTO
Em 2005, a Yamaha apresentou no Salão de Tóquio um ousado conceito de power cruiser que, muito provavelmente, chegava para susbtituir a velha VMax. “Os entusiastas esperavam por uma nova reestilização, mas sabíamos que era hora de desenvolver uma máquina completamente nova”, revela Oliver Grill, gerente de produto da Yamaha na Europa.
Abrutalhado e com linhas futuristas, que incluíam dois escapes duplos, o protótipo mantivera do projeto original apenas as tradicionais entradas de ar ao lado do tanque e o motor “V4”, porém aumentado para 1.700 cc. Após três anos de suspense, a marca japonesa enfim confirmou aquele conceito como sendo a nova geração da VMax (já sem o hífen) em 2008, lançando o modelo no ano seguinte.
Em 2013, a Yamaha decidiu colocar o Brasil na rota da VMax e anunciou a importação de um lote com 14 unidades. Todas foram vendidas. O modelo continua na linha de produtos da montadora para o mercado brasileiro, pelo preço de R$ 99.000, e mostra que sempre há espaço para a força bruta no mundo das duas rodas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.