Moto também sofre com o calor; saiba como protegê-la
![Mario Villaescusa/Infomoto](https://conteudo.imguol.com.br/c/entretenimento/2014/11/07/honda-cg-150-titan-ex-vs-yamaha-fazer-150-ed-1415365321692_615x470.jpg)
Depois de vivermos o ano mais quente já registrado, em 2014, voltamos a ter temperaturas altíssimas no verão de 2015. Sob o sol escaldante e em meio a temperaturas que beiram os 40°C, motociclistas sofrem ao pilotar vestidos com todos os equipamentos de proteção necessários.
Mas não só eles: as motocicletas também são mais exigidas nessas condições e demandam cuidados especiais. Os sistema de refrigeração e de lubrificação, por exemplo, passam a ter ainda mais importância para manter o motor na temperatura adequada. Algumas peças, por sua vez, podem ter desgaste acentuado e até mesmo perder a eficiência.
Para evitar dores de cabeça até o fim da estação mais quente do ano, Infomoto mostra quais partes de sua moto ficam mais vulneráveis sob clima quente, e quais os cuidados necessários:
Em emergências, use água destilada ou filtrada, já que a água corrente -- com cloro e outros sais minerais -- pode corroer o motor. Consulte também o manual do proprietário e faça a troca completa do líquido periodicamente, de acordo com as instruções do fabricante.
"O funcionamento correto do sistema aumenta desempenho, durabilidade e economia de combustível", lembra o mecânico profissional Rogério Otani.
2. LUBRIFICAÇÃO
Vital para a durabilidade, reduz o atrito entre as peças e também auxilia na refrigeração do motor. No verão, sua importância aumenta, sobretudo nas motos que trafegam no trânsito pesado. Para mantê-la em equilíbrio, consulte diariamente o nível do óleo e, caso necessário, complete-o.
Além disso, faça a troca nos intervalos recomendados pela fabricante. Nas motos mais antigas ou com quilometragem elevada, o cuidado deve ser ainda maior. Lembre-se que a leitura do nível de óleo deve ser feita com o motor frio e com a moto na posição vertical.
Ter a corrente lubrificada é procedimento crucial nesse processo. “Quando fica seca, a corrente estica demais e, em alguns casos, pode arruinar praticamente todo o conjunto de relação, mesmo novo", ressalta Marcos Vinícius de Santana, gerente da Power Moto Center, oficina especializada em manutenção de motocicletas.
4. PNEUS
Se a temperatura do ar estiver a 25°C, a do asfalto pode superar os 40°C. Nessas condições, andar com calibragem baixa acelera o desgaste, aumenta o consumo e, em situações extremas, provoca acidentes. Calibrar os pneus com a pressão indicada pela montadora é garantia de segurança. "A verificação deve ser feita semanalmente", alerta Humberto Andrade, diretor para pneus de moto da Pirelli na América do Sul.
Evite esse tipo de incidência estacionando sua moto em áreas de sombra, ou deixando o banco sempre coberto com pano ou papelão.
Fuja desse aborrecimento evitando que sua moto fique muito tempo exposta ao sol. Outra dica é hidratar as peças com silicone líquido, que ajuda a evitar ressecamento.
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