Topo

Ruazinha de Milão vira centro do motociclismo retrô

Moto com luz de freio personalizada na Thaon di Revel, centro da onda retrô em Milão - Arthur Caldeira/Infomoto
Moto com luz de freio personalizada na Thaon di Revel, centro da onda retrô em Milão Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Milão (Itália)

13/11/2014 13h03

Vestido com uma camisa xadrez, anéis nos dedos e barba rala, Desiderio Pavoni não tem como esconder sua faceta de motociclista: a marca escura sobre o pé esquerdo da bota faz questão de denunciá-la. Proprietário de uma Harley-Davidson XR 1200 e de uma Triumph Bonneville, Pavoni dirige a KD Store, loja especializada em equipamentos motociclísticos que recebem um toque de alta costura.

Localizada no número 3 da Via Thaon di Revel, uma estreita rua do bairro de Isola, em Milão (Itália), a KD foi o segundo estabelecimento desse tipo aberto naquela região, localizada na zona norte da cidade. Aos poucos, a rua foi invadida por várias lojas especializadas em duas rodas, e acabou transformada em um "motoquartiere" ("bairro da moto", na tradução livre do italiano).

O fenômeno não ocorreu por acaso: surgiu da ideia de Dario Mastroianni, outro a ter um comércio temático na Thaon di Revel -- ele é dono da Officine Mermaid, instalada há mais de cinco anos no número 4. Ex-trabalhador da construção civil, Mastroianni sempre foi apaixonado por motos da Harley-Davidson. Após guardar algum dinheiro, decidiu abrir a oficina em Isola, bairro onde cresceu, com a proposta de focar na customização retrô -- onda que, inclusive, já contaminou até mesmo as fábricas oficiais, que passaram a criar modelos como Triumph Bonneville e Thruxton, Ducati Scrambler e Yamaha XJR 1300.

"Quando abrimos a Officine Mermaid, queríamos criar um ponto de encontro para os amantes de motos custom, onde se poderia discutir com o mecânico tomando uma cerveja”, explicou o dono. Com o sucesso da oficina, que passou a atrair cada vez mais fregueses, Dario decidiu usar a "grife" Mermaid para abrir uma loja de acessórios e também um café, na própria vizinhança. A partir daí, surgiram planos mais ambiciosos. “Eu queria fazer um quarteirão da moto, então chamei meus amigos para abrir outros negócios com a mesma proposta”, contou.

Desiderio Pavoni, o proprietário da KD Store mencionado no início deste texto, foi um dos que entraram na onda. Na Thaon di Revel, inaugurou uma loja que vende desde belas jaquetas de couro com estilo vintage até equipamentos de segurança com um toque de exclusividade, caso dos capacetes da marca Fashion Helmets. “A moda é algo vivo e muito importante aqui em Milão, assim como a moto. Sempre pensei: por que não pilotar com segurança e bem vestido?”, explicou. 

Isola: a rua das motos em Milão: Desiderio Pavani, proprietário da KD Store, que vende equipamentos fashion para motociclistas e roupas da moda com inspiração nas motos - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Desiderio Pavani, proprietário da KD Store: loja vende roupas e equipamentos para motociclistas que querem andar com segurança e sem sair da moda
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Na lista de produtos oferecidos pela KD, há ainda espaço para jeans reforçados -- com tecido japonês e corte italiano -- e sapatos exclusivos, tudo pensando em quem quer andar de moto seguindo as últimas tendências de vestuário. “Os motociclistas sempre representaram o espírito livre e moderno, valores comuns à indústria da moda”, defendeu.

Ao lado da KD Store há o Dennis KD House, restaurante americano com ares rockabilly dos anos 50. Na porta seguinte, desde janeiro deste ano, o artesão Claudio Calestani, que já tinha uma loja em Tóquio (Japão), cria anéis, fivelas de cinto, corrente e brincos personalizados (e sempre com inspiração vintage) para entusiastas das duas rodas.

TUDO PERSONALIZADO
Andando um pouco mais pela Thaon di Revel, chega-se a uma pequena vila com entrada única, chamada “Spazio Revel” ("Espaço Revel"). Conhecido como o "portal das possibilidades", o espaço abriga uma loja de roupas retrô e a Bullfrog, uma barbearia tradicional dos anos 40. 
Isola, a região das motos retrô em Milão: Motos customizadas estacionadas em frente à Officine Mermaid, a pioneira na famosa Via Thaon di Revel - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Motos customizadas estacionam em frente à Officine Mermaid, loja pioneira da rua
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
Também é ali que fica a primeira filial europeia da marca australiana Deus ex-machina, especializada em motos, bicicletas e surfe. Criada em 2006, a loja aplica a filosofia do "é melhor construir algo do que comprar”. Por isso, fabrica kits para personalização de motos e também executa projetos personalizados de bicicletas, pranchas, acessórios e até roupas esportivas. Para quem busca objetos exclusivos, é uma espécie de "Meca" da cultura vintage. Tudo, claro, com um preço alto na etiqueta, para "valorizar" o estilo único daqueles que podem pagar por isso.  

Além do espírito vintage, a Thaon di Revel é endereço para outros negócios que valorizam a individualidade. Caso da “Eye Land”, ótica que tem o curioso slogan “personalize seus olhos” e fica praticamente em frente à loja da Mermaid. Idealizada pelo excêntrico Massimiliano Brunello -- que é oculista por formação --, a loja vende somente óculos de marcas exclusivas, além de armações e lentes de fabricação própria. “Sua identidade é seu rosto. Por que então usar os mesmos óculos que milhões de pessoas usam? Fazemos óculos que são a sua cara”, brincou Max, como é conhecido.

No quarteirão seguinte está instalada a “Moto Di Ferro”, tradicional oficina de motos customizadas e artesanais de Marco Lugato. Mais recente é o ateliê de tatuagens Lady Quetzal, dirigido por Alice Giavazzi. “Minhas referências vêm de desenhos e símbolos antigos", respondeu a tatuadora quando perguntada sobre suas inspirações criativas. 
Isola, a rua das motos em Milão: Alice Giavazzi, tatuadora, em frente ao seu ateliê Lady Quetzal - Arthur Caldeira/Infomoto - Arthur Caldeira/Infomoto
Alice Giavazzi, dona de ateliê de tatuagens, inspira-se em símbolos antigos
Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto
O nome do estabelecimento, "Quetzal", confirma o que disse Alice: vem de um pássaro que era sagrado para os maias. Em meio a clientes que entravam e saíam da loja o tempo inteiro, a tatuadora dizia que os negócios iam muito bem, obrigada. “Atendimento é com hora marcada. Converso com o cliente para descobrirmos juntos o que ele deseja”, relatou.

Enquanto os fãs das duas rodas se deliciam com tantas opções, a renascentista igreja de Santa Maria Alla Fontana, construída em 1507, toca os sinos com demoradas e ritmadas badaladas na última esquina do motoquartiere. É a única forma de não perder a noção de tempo naquela rua mágica.