Honda CBR 600RR 2014, R$ 49.500, é uma dócil superesportiva média
Esportivas de 600 cc são voltadas a motociclistas que buscam esportividade para acelerar em pista, mas também querem conforto para rodar na cidade e em estradas. Desde que surgiu em 2007, a Honda CBR 600RR buscou cumprir essas propostas.
O modelo 2014, que desembarcou recentemente no Brasil (dois anos após seu lançamento no exterior), promete ser mais amigável no uso "civilizado" e ainda mais eficaz em um autódromo.
Renovada, ela ganhou carenagem mais aerodinâmica -- inspirada na MotoGP -- com nova entrada de ar; garfo dianteiro mais moderno (do tipo Big-Piston Fork, da Showa) e melhorias na alimentação do motor. Custa R$ 49.500 na versão standard e R$ 52.500 na configuração com freios C-ABS.
VELHA DE GUERRA R$ 49.500 (R$ 52.500 com ABS) Quatro cilindros em linha, 16V, DOHC, 599 cm3, refrigeração líquida 120 cv (13.500 rpm) 6,73 kgfm (11.250 rpm) Seis marchas 2.029 mm (comprimento); 684 mm (largura); 1.115 mm (altura) 169 kg (a seco) 18,1 litros
Logo de cara, notam-se mudanças visuais na 600RR. Inspirada na RC 212V, a carenagem tem faróis com novo formato e uma entrada de ar central um pouco maior. As saídas de ar laterais são maiores, auxiliam na dissipação de calor e conferem um visual que lembra o de superesportivas dos anos 1990.
Na traseira, a moto ficou mais larga e agora tem duas entradas de ar para melhorar a aerodinâmica. De acordo com a Honda, a nova roupagem diminuiu em 6,5% o arrasto aerodinâmico. O escapamento continua saindo por baixo da rabeta e a lanterna ganhou LEDs.
O tanque foi redesenhado e acomoda melhor o peito do piloto. Segundo a marca, o design permite que o piloto se tenha mais facilidade para se mover e oferece melhor ergonomia para braços e joelhos.Ficha técnica - Honda CBR 600RR
Preço
Motor
Potência
Torque
Câmbio
Dimensões
Peso
Capacidade do tanque
A CBR 600RR manteve o mesmo motor de quatro cilindros em linha com duplo comando no cabeçote (DOHC), de 599 cc, do modelo anterior. Em vez de aumentar a potência e o torque, a marca preferiu melhorar a resposta do acelerador em diferentes faixas de giro, justamente para deixar a moto mais precisa e controlável.
Isso foi feito por meio de uma nova programação eletrônica. Mesmo gerando 120 cv (a 13.500 rpm) -- mesma potência da anterior --, a atualização melhorou a resposta da moto em médios e altos giros. O motor parece empurrar forte mesmo acima dos 10.000 giros, o que não acontecia antes. 2,48 segundos (em 18,89 metros) 3,99 segundos (em 52,70 metros) 5,08 segundos (em 86,22 metros) 5,25 segundos (em 116,43 metros) 5,53 segundos (em 154,58 metros) 15,82 metros (em 2,09 segundos) 42,5 metros (em 3,29 segundos)
A superesportiva permanece com discos duplos flutuantes de 310 mm (com pinças da Tokico de quatro pistões) na dianteira; e disco único de 220 mm (pinça da Nissin de pistão único) atrás.Números da Honda CBR 600RR 2014
Aceleração 0-60 km/h
Aceleração 0-100 km/h
Aceleração 0-120 km/h
Retomada 60-100 km/h
Retomada 80-120 km/h
Frenagem 60-0 km/h
Frenagem 100-0 km/h
A 600RR fica devendo em alguns itens, como embreagem deslizante, e continua abrindo mão da eletrônica, já que não oferece controle de tração. Seu painel também é o mesmo que o da anterior, que tem fácil leitura e marcador de combustível, mas desenho defasado.
MELHOROU?
A Honda tentou tornar a 600RR uma boa esportiva para as ruas e estradas. Ela tem acelerações vigorosas (faz de 0 a 100 km/h em 3,99 segundos) e os 120 cv são mais que suficientes para manter boas velocidades em estradas.
As novas suspensões são excelentes e transmitem confiança. O sistema Unit Pro Link, que tem a balança traseira ancorada no motor, faz bem seu papel em manter a roda traseira no chão. O quadro de dupla trave superior (em alumínio) também oferece ótima maneabilidade. Isso, em conjunto com o comportamento dócil do motor, faz da 600RR uma motocicleta muito estável em curvas, seja fechada ou mais aberta.
A nova CBR 600RR continua sendo uma das melhores opções de superesportiva média para quem quer rodar normalmente e se divertir na pista. Entretanto, o fato de ser importada e a falta de eletrônica embarcada a deixa em desvantagem perante a concorrência.
Por R$ 49.990, a Kawasaki oferece a Ninja ZX-636R (sem ABS também), mas com controle de tração e diferentes modos de pilotagem. A Triumph Daytona 675R, montada em Manaus (AM), custa R$ 48.690 e vem com ABS e quickshift (sistema que permite subir marchas sem usar embreagem, algo útil para pistas).