Topo

Suzuki põe ABS na Hayabusa, renova Burgman 650 e promete nova V-Strom em 2014

Suzuki atacou em diversas frentes no Salão de Colônia 2012, com lançamentos em vários segmentos - Arthur Caldeira/Infomoto
Suzuki atacou em diversas frentes no Salão de Colônia 2012, com lançamentos em vários segmentos Imagem: Arthur Caldeira/Infomoto

Arthur Caldeira

Da Infomoto, em Colônia (Alemanha)

04/10/2012 16h57

Para celebrar os 60 anos de atuação no mercado de motos, a Suzuki decidiu atacar em diversas frentes no Salão de Colônia 2012, com lançamentos em vários segmentos. “A Europa é um mercado muito importante para o desenvolvimento de novos modelos, por isso trazemos essas novidades para cá”, revelou Yoshiji Terada, gerente geral de motocicletas da empresa japonesa, ressaltando que a empresa representa hoje 10% do mercado de motos no continente europeu.

Para atualizar a lendária hiperesportiva Hayabusa GSX 1300R, a fábrica japonesa adotou freios de fixação radial com sistema ABS, mas não fez outras mudanças profundas.

Voltado principalmente à Europa, o maxi-scooter Burgman 650 foi totalmente renovado: o luxuoso veículo ganhou visual mais refinado, mantendo dois faróis na dianteira e lanterna dupla na traseira. O encosto para a garupa foi redesenhado. Seu motor de 638 cc conta com transmissão CVT, que pode ser controlada eletronicamente, portanto há três modos de condução: automático -- com power e drive -- e manual. Tudo isso informado em um belo painel que mescla mostradores digitais e analógicos. Como novidade prática, mais espaço no compartimento atrás do escudo dianteiro.

Outra novidade foi a estreia da C 1500T, uma custom que traz como grande diferencial as malas laterais integradas de série. Equipada com motor V2 e dupla saída de escapamento, a Intruder 1500T também vem com parabrisa de fábrica.

Voltando às superesportivas, a Suzuki ainda lançou uma edição especial da GSX-R 1000 para celebrar a fabricação de um milhão de GSX, sigla que identifica as motos mais esportivas da marca desde 1985. Não por acaso, essa será a quantidade de unidades dessa edição que, como novidade, traz apenas um esquema de cor que remete à primeira GSX-R 750 da década de 1980.

BIG-TRAIL CONCEITO
Em um salão onde houve o lançamento de outras big-trails, como a BMW R 1200 GS e a nova KTM 1190 Adventure, a Suzuki anunciou um conceito que deve dar origem a uma nova V-Strom 1000, modelo fora do line-up mundial da montadora desde 2010.

Inspirado na DR 750S de 1988, que deu origem ao chamado bico-de-pato, nome dado ao pára-lama dianteiro elevado, a V-Strom 1000 Concept parece ser uma moto praticamente pronta. Nota-se no protótipo o chassi de dupla trave em alumínio, as rodas de liga-leve com freios de fixação radial, a suspensão invertida na dianteira e o característico motor V2 da antiga V-Strom 1000. Apesar do nome “concept”, a Suzuki confirmou que sua nova big-trail deve chegar ao mercado em 2014.