Topo

Honda 150 Titan Mix EX é opção completa da popular CG; saiba se vale a pena pagar mais

Versão EX é a única Titan com freio a disco; há ainda rodas de liga-leve e visual diferenciado - Gustavo Epifanio/Infomoto
Versão EX é a única Titan com freio a disco; há ainda rodas de liga-leve e visual diferenciado Imagem: Gustavo Epifanio/Infomoto

Da Infomoto

26/11/2010 16h47

Ao olhar para a Honda CG Titan 150 Mix EX, a maioria dos consumidores do modelo deve pensar: “Queria deixar a minha assim”. Afinal, a versão topo de linha da motocicleta mais vendida do Brasil traz de série rodas de liga-leve, suporte das pedaleiras da garupa em alumínio e alguns itens da roupagem em preto fosco, o que dá um ar um pouco mais “sofisticado” à versão. Isso sem citar o mais importante: a Titan EX é a única equipada com freio a disco na roda dianteira. Item de segurança mais que fundamental.


Lançada no final de 2009, a Honda Titan 150 EX substituiu a versão ESD -- que tinha partida elétrica e freio a disco. Com isso, a distância entre a versão mais básica da Honda CG Titan, a versão KS com partida a pedal e freio a tambor, para a topo de linha é de quase R$ 1.000. A KS tem preço de tabela de R$ 6.324 e a EX, R$ 7.265.

FICHA TÉCNICA: Honda CG 150 Titan Mix EX

Motor:OHC, 149,2 cm³, monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar.
Potência máxima:14,3 cv a 8.500 rpm (etanol).
Torque máximo:1,45 kgfm a 6.500 rpm (etanol).
Alimentação:Injeção Eletrônica PGM-FI.
Partida elétrica
Câmbio:Cinco marchas com embreagem multidisco em banho de óleo.
Suspensão:Dianteira com garfo telescópico com 130 mm de curso; traseira com duplo amortecedor com 101 mm de curso.
Freios:Dianteiro a disco, 240 mm de diâmetro, e cáliper de dois pistões; traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro.
Pneus:Dianteiro 80/100-18M/C 47P; traseiro 90/90-18M/C 57P.
Chassi:Tipo diamante.
Dimensões:1.988 x 730 x 1.098 mm (comprimento, largura, altura); 792 mm (altura do assento); 165 mm (distância do solo); 1.315 mm (entre-eixos).
Peso: 116,9 kg.
Tanque:16,1 litros.

Mas vale a pena pagar a mais? Pelo freio a disco e as rodas de liga-leve, sim. Além de frenagens mais seguras e eficazes, as rodas de liga, mais leves que as raiadas convencionais, contribuem para a agilidade do modelo, uma vez que a ciclística e mecânica são exatamente as mesmas da velha e conhecida Titan.

DESEMPENHO IDÊNTICO
Equipada com o já consagrado motor de um cilindro, 149,2 cm³, arrefecimento a ar e comando de válvulas simples no cabeçote, a CG Titan 150 EX já nasceu bicombustível e pode usar álcool e gasolina. Com álcool gera 14,3 cavalos de potência máxima a 8.500 rpm e com gasolina, 14,2 cv. O torque máximo de 1,45 kgfm a 6.500 rpm é também com álcool -- segundo a Honda, o propulsor oferece 1,32 kgfm com gasolina.

Como se pode notar pelos números, o desempenho da versão EX é exatamente o mesmo das versões mais básicas. Diferentemente do que acontecia com a CG 150 Sport, a versão topo de linha que tinha um comando de válvulas mais “bravo” e um carburador a vácuo, a nova EX tem a mesma motorização da Titan standard.

Outro detalhe ausente na EX é o conta-giros, que havia na Sport. Nela, o painel tem apenas grafismos diferenciados.

VISUAL DIFERENCIADO
Além das rodas, freio a disco e suporte da pedaleira, a Honda CG 150 Titan Mix EX tem a rabeta pintada na cor principal da motocicleta e as tampas laterais em preto fosco. A parte superior da carenagem frontal que envolve o farol conta também aplicação em preto, “inspirada” na CB 300R.

Disponível nas cores vermelha, preta, cinza metálica e laranja metálica, a CG 150 EX Mix é uma boa opção para quem quer uma moto mais que confiável, de fácil comercialização e com itens exclusivos. E também é a única opção para quem quer um freio a disco na popular CG. (por Arthur Caldeira)