Topo

Honda inaugura nova linha de produção em Manaus

Destinada exclusivamente a fabricar modelos de até 125 cc, a nova instalação cria mais de 700 empregos na capital manauara - Divulgação
Destinada exclusivamente a fabricar modelos de até 125 cc, a nova instalação cria mais de 700 empregos na capital manauara Imagem: Divulgação

Da Infomoto

19/10/2010 16h44

De olho nas demandas futuras, Honda inaugurou oficialmente uma nova linha de produção em Manaus (AM) na última quinta-feira (14). Batizada de HDA 2, a linha é exclusiva para três modelos de baixa cilindrada da marca -- Pop 100, Biz 125 e Lead 110. Com isso a linha principal, onde é fabricada a CG 150 Titan Mix, por exemplo, poderá ser flexibilizada para atender outras necessidades do mercado. A HDA 2 recebeu investimento de R$ 90 milhões, ocupa um galpão de 21.750 m² de área construída e abriu 760 novos postos de trabalho.

A expectativa é de que em 2011 sejam produzidas 300 mil unidades na nova linha. Já para 2013 esse número deve subir para 415 mil unidades. Mas a nova instalação tem capacidade produtiva de 500 mil unidades/ano. Hoje, a nova linha fabrica uma Biz 125 ou uma Pop 100 em apenas 39 segundos. Já para o scooter Lead 110 são gastos 49 segundos para sua completa montagem.

Oldemar Lanck, superintendente adjunto da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), disse durante a inauguração da nova linha de produção que “a Honda apresenta uma expansão rápida e forte”. Sempre acompanhando o ritmo do mercado de duas rodas.

Já Isper Abrahim Lima, secretário da Fazenda do Governador do Amazonas, se diz muito satisfeito com os 760 novos postos de trabalho. Ele também comentou que a multinacional de origem japonesa garante mais de 10 mil empregos diretos para o estado.

LINHA DE PRODUÇÃO
Segundo o presidente da Honda South America, Sho Minekawa, a nova unidade já estava pronta, porém sua inauguração teve de ser adiada em função da crise econômica mundial. “Com os números mais favoráveis no mercado interno, a nova linha pôde ser finalmente aberta”, disse Minekawa, afirmando também que toda a produção é sincronizada no chamado “fluxo contínuo”.

Um jeito fácil de entender isto é pensar em um cabide na qual as partes prontas vão sendo “penduradas” em um sistema aéreo. No exato momento que uma peça é finalizada, o componente é literalmente colocado nesse cabide móvel. Itens como o banco e o quadro são feitos dentro da própria fábrica, o que significa uma produção altamente verticalizada. No final da linha de produção o quadro e o motor são unidos e as demais partes já estão prontas para serem instaladas.

Até mesmo os primeiros testes de rodagem e frenagem são feitos na própria linha de montagem. Assim que o tanque de gasolina está pronto, o reservatório recebe uma pequena quantidade de combustível que será utilizado nos testes. Com a moto totalmente montada, o modelo passa por uma inspeção final e, em seguida, é encaminhada para as áreas de embalagem e logística.

A previsão é de que até o final do ano sejam produzidas 1.430.000 motos na fábrica da Honda em Manaus (AM). Desde o início da fabricação de modelos Brasil, isso na década de 70, a marca já produziu mais de 14 milhões de motocicletas. Hoje o complexo industrial Honda em Manaus ocupa atualmente uma área total de 661 mil m².

Com a nova linha de produção, a expectativa da Honda é atingir um recorde histórico, já que a capacidade máxima produtiva ultrapassará a casa dos dois milhões de motocicletas por ano. (por Lucas Rizzollo)