Vai comprar carro usado? Saiba o que olhar antes de fechar negócio
Comprar um carro seminovo ou usado pode ser um ótimo negócio. Basta tomar alguns cuidados básicos, no momento da negociação.
Para facilitar sua vida, listamos agora o checklist do que verificar no momento da compra para não ter dor de cabeça no momento de concretizar a compra do usado.
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* Reportagem alterada para explicar mais detalhadamente a diferença do laudo cautelar para o laudo de transferência veicular
Checklist obrigatório
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Peça laudo cautelar do automóvel
Muita gente sabe que o laudo de titularidade do veículo é necessário no momento da transferência, tudo bem. Mas no processo de compra do usado é importante que se peça também o laudo cautelar -- o vendedor precisa apresentá-lo e se isso não ocorrer, encerre a negociação. Esse laudo cautelar indica a situação de partes estruturais do carro, da mecânica, condição de chassis, de motor, autenticidade de documentação e da placa, bem como histórico do uso por proprietários anteriores, se há pendências de pagamento ou se ocorreu algum sinistro.
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Atenção aos detalhes
Faça a inspeção visual do veículo. Observe atentamento a condição da funilaria (o aspecto da lataria do carro), da pintura, estado dos pneus e também do conjunto de suspensão. O truque para isso é se apoiar sobre o carro e balançá-lo, verificando se ele não se mexe demais -- se isso ocorrer, temos problema com amortecedores.
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Dentro do carro
Verifique funcionamento de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, espelhos retrovisores, verifique se o aro do volante e pedais não estão desgastados demais. O mesmo vale para o estofamento. Qualquer problema com estes itens vai significar gasto extra depois.
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Leia o manual
Pergunte sobre e identifique manual do proprietário, bem como chave reserva do carro a ser negociado. O manual indica, inclusive, se as revisões do carro foram feitas corretamente.
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Motor e câmbio
Claro, é preciso verificar motor e câmbio. Mais do que uma insepeção visual, ligue o carro. No caso do câmbio, mexa na alavanca e verifique se há folgas ou engates complicados. Teste a embreagem como movimentos leves. E, se preciso, leve um mecânico de confiança para ajudar nesta verificação de ruídos e funcionamento anormal do motor. Qualquer reparo posterior nesta área sairá muito caro.
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