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Primeira moto elétrica com nióbio vai tentar quebrar recorde de velocidade

Parceria inédita entre a Lightining Motorcycles e a CBMM vai usar nióbio na moto elétrica LS 218 (acima) - Divulgação/Spenser Robert
Parceria inédita entre a Lightining Motorcycles e a CBMM vai usar nióbio na moto elétrica LS 218 (acima) Imagem: Divulgação/Spenser Robert

Colunista do UOL

04/02/2022 13h00

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As competições sempre foram laboratórios para novas tecnologias. Com as motos elétricas não seria diferente. A novidade agora é que o nióbio, metal que ganhou fama com o presidente Jair Bolsonaro, vai ser aplicado pela primeira vez em uma motocicleta.

A norte-americana Lightning Motorcycles, fabricante de motos elétricas de alto desempenho, firmou uma parceria inédita com a CBMM, empresa brasileira líder mundial na produção e comercialização de produtos de nióbio, para usar o metal em suas motos e tentar quebrar o recorde de velocidade que já pertence à própria Lightning LS 218.

O nome do modelo, aliás, faz referência à velocidade alcançada em 2015 nos desertos de sal: 218,637 mph, ou seja, 351,787 km/h. Marca que conferiu a LS 218 o título de motocicleta elétrica de produção mais rápida do mundo.

A Lightning Motorcycles aposta em motos esportivas de alto desempenho como vitrina para novas tecnologias e também para a propulsão elétrica em duas rodas. "Escolhemos o mesmo caminho que a Tesla. Quando começamos, aliás, a Tesla ficava no mesmo quarteirão que a nossa empresa", lembra Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning em entrevista exclusiva ao UOL Carros.

Assim como os carros da Tesla, as motos da Lightining não são baratas. A LS-218, modelo flagship da empresa, com motor de mais de 200 cv e componentes topo de linha, é vendido por mais de US$ 38 mil (mais de R$ 200 mil).

CEO Lightning Motorcycles - Divulgação/Lightning Motorcycles - Divulgação/Lightning Motorcycles
Richard Hatfield, CEO da Lightning Motorcycles, primeira fabricante a utilizar nióbio em motocicletas elétricas
Imagem: Divulgação/Lightning Motorcycles

Com a missão de construir motos elétricas com eficiência e desempenho superiores às motos a gasolina, a Lightning ganhou fama por quebrar vários recordes de velocidade com seus modelos movidos a bateria.

Outro feito que levou a empresa às manchetes nos Estados Unidos e em todo o mundo foi a vitória na famosa corrida de subida de montanha em Pikes Peak, Estados Unidos, em 2013. A moto elétrica da Lightning, guiada pelo falecido piloto Carlin Dunne, foi mais rápida do que todas as motos com motores de combustão interna.

"As corridas sempre impulsionaram as inovações", explicou Richard sobre a iniciativa de testar a aplicação do nióbio em diversos componentes da moto, com objetivo de melhorar o desempenho e, com isso, ultrapassar a marca dos 400 km/h (cerca de 250 mph).

Benefícios do nióbio para motos elétricas

A Lightning Motorcycles vai usar dois produtos do nióbio no protótipo que vai tentar quebrar o recorde de velocidade. O primeiro deles é o ferronióbio, usado no chassi da motocicleta, criando assim uma liga mais leve e, ao mesmo tempo, mais resistente. "Reduzir o peso é essencial para motocicletas de alto desempenho e, por isso, já utilizamos algumas aplicações de Nióbio", esclarece Richard.

nióbio no chassi - Divulgação/CBMM - Divulgação/CBMM
Ferronióbio permite criar ligas mais resistentes e leves no chassi e contribui para ampliar a a autonomia e o desempenho das motos
Imagem: Divulgação/CBMM

O ferronióbio é usado em pequenas quantidades. "É só uma pitadinha mesmo", afirma a gerente de desenvolvimento de mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira. Segundo Mariana, a parceria com a Lightning Motorcycles é estratégica, pois servirá de plataforma para experimentar e testar tecnologias de nióbio em motos.

Embora já seja amplamente utilizado na indústria automotiva, o uso do nióbio na indústria de duas rodas ainda é incipiente, afirma a gerente. "A ideia é demonstrar, na prática, as vantagens da aplicação do nióbio, uma vez que a adição do material poderá trazer inúmeros benefícios ao projeto visando à redução de peso e uma maior eficiência energética, além de contribuir diretamente com a segurança", completa Mariana.

Além do uso no chassi tubular da moto elétrica da Lightining, o nióbio pode ser aplicado nos discos de freio, para criar um material mais leve e resistente, entre outras aplicações, reforça a CBMM.

Mais energia

Outro produto do metal, o óxido de nióbio será utilizado nas baterias que fornecem energia para o motor elétrico de 204 cv da LS 218. A substância é aplicada no catodo das baterias, garantindo maior estabilidade no carregamento, maior densidade energética e menores custos.

Mariana Perez CBMM - Divulgação/CBMM - Divulgação/CBMM
"As tecnologias contendo nióbio estão entre os materiais mais avançados para o desenvolvimento da próxima geração de baterias", destaca Mariana Perez, da CBMM
Imagem: Divulgação/CBMM

"Os indutores com nióbio diminuíram a temperatura dos componentes magnéticos em mais de 30% em comparação ao material que utilizávamos", explica Richard. A redução de temperatura é importante para evitar que as baterias peguem fogo, uma questão problemática em veículos elétricos.

Vale ressaltar que as baterias continuam sendo feitas de íons de lítio e não de nióbio, alerta Mariana Perez, da CBMM. O uso do óxido de nióbio no catodo da bateria permite um melhor desempenho da moto para quebrar o recorde de velocidade.

O nióbio também pode ser utilizado nos anodos das baterias de recarga ultrarrápida, caso do projeto em parceria com a VW para a produção de ônibus elétricos, que pode permitir uma recarga em menos de 10 minutos.

Apesar do uso do nióbio em motos ter começado com modelos caros e de alto desempenho, Richard acredita que o metal deve contribuir para a eletrificação dos veículos de duas rodas como um todo. Os produtos do nióbio podem ajudar a reduzir o peso de motos EV, o que ajuda a aumentar a autonomia.

Nas baterias, pode permitir recargas ultra rápidas, em menos de cinco minutos. "Seria o mesmo tempo que você leva para abastecer uma moto a combustão interna no posto de combustível", diz o CEO da Lightning.