Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

RAM 1500 Classic é mais simples, mas não economiza no motor potente

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

23/04/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Desde o início de 2020, temos em nosso mercado as estilosas e chamativas picapes da marca RAM. A mais recente chegou no ano passado e é também a mais barata, a Classic 1500. Esta, preparada para rivalizar em preço com as versões topo de linha de modelos como Toyota Hilux ou Volkswagen Amarok.

São duas versões, a Laramie tem acabamentos externos cromados, e a Laramie Night Edition traz os mesmos detalhes totalmente escurecidos. Para ter preço menor, a RAM Classic usa a carroceria da geração anterior, mas que também tem desenho bem imponente, com capô longo e alto, a grade e o logo da marca grandes também.

Os faróis são halógenos e com projetor de dupla função, para luz baixa e alta. Só a luz de rodagem diurna é de LED. Nas laterais, tem como destaque as rodas de alumínio cromadas de 20 polegadas com pneus para asfalto, mais o estribo do mesmo tamanho da cabine.

RAM CLASSIC - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Atrás, tem um grande logo na tampa da caçamba e as lanternas são iluminadas por led. Agora, falando sobre a caçamba, tem um detalhe que vale observar: a capacidade de carga da RAM Classic, que é de apenas 531 Kg. Ou seja, suporta menos peso que a Fiat Toro, modelo bem menor e que pode carregar até 750 Kg.

Mas isso tem explicação. No caso da Classic, o foco é a capacidade de reboque, algo bastante valorizado pelos clientes norte-americanos acostumados a ter um trailer para viajar. E nisso, ela faz bonito, com capacidade de reboque de 3.500 Kg. Mas merece crédito também pelo espaço da caçamba, que é de 1.424 litros.

Dentro, mais surpresa com o tamanho da cabine e o nível de sofisticação, mesmo na versão mais acessível da linha RAM. Tem muito acabamento em couro com costuras aparentes, detalhes que imitam madeira, superfícies emborrachadas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, painel de instrumentos om seis mostradores analógicos e uma tela de TFT no centro.

Tem um cuidado pensado para pessoas mais baixas, o ajuste de altura dos pedais, acionado por botão na lateral do volante. A tela do multimídia é de 8,4 polegadas e tátil, traz navegador nativo, Android Auto e Apple Carplay - mas que exige cabo para a conexão - e som Alpine, com 10 alto-falantes e subwoofer.

Entre os bancos dianteiros, esbanja com um console central que pode funcionar como uma pequena mesa de trabalho, com duas partes embaixo, uma delas, bem profunda e refrigerada. Quem senta atrás tem mordomia também, a começar pelo entreeixos de 3,57 metros, o que faz sobrar muito espaço para as pernas.

Tem ainda assentos com aquecimento e duas saídas de ar-condicionado. Capricha com diferentes compartimentos traseiros, dois nas laterais do assoalho e outros dois embaixo do assento.

RAM CLASSIC - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Coração forte e rodar confortável

Esse é um ponto muito lembrado por quem se interessa ou já gosta de um modelo RAM, o icônico motor HEMI V8 5.7, movido a gasolina, de 400 cv de potência e torque de 57 Kgfm. Aliás, o torque não é o mais forte entre as picapes vendidas no Brasil, mas em potência, aí não tem discussão.

A transmissão é automática de oito velocidades e não tem alavanca, apenas um botão giratório e numa posição diferente, no painel central. Então, na Classic não dá pra fazer trocas manuais, mas é possível travar a transmissão em uma determinada marcha quando necessário, ação importante para quem encara o trabalho pesado ou costuma puxar um trailer.

E conta com tração 4x2, 4x4 High e 4x4 Low, com diferencial traseiro antideslizante. O resultado? Acelera forte sim, mas esse V8 tem uma característica, ronca macio, com uma aceleração sempre progressiva, nada de tranco em arrancada. A velocidade é limitada a 174 km/h, uma questão de segurança, pensando no tamanho da picape.

Mas tem outro refinamento para ajudar no consumo, o sistema que desativa metade dos cilindros quando não há necessidade de muita força, como no trânsito mais lento da cidade. Segundo a RAM, nessa condição o consumo pode ser reduzido em até 20%. Pelos números oficiais, faz médias de 5,2 Km/l na cidade e 6,4 Km/l na rodovia.

Para facilitar, tem um tanque de 98 litros. No mais, guardadas as proporções, é uma picape que quase tem comportamento de carro de passeio, pois a suspensão tem ajuste para o conforto, com eixo traseiro eixo rígido equipado com molas helicoidais e amortecedores, sem o clássico feixe de molas semielípticas.

RAM CLASSIC - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

A Classic é a mais simples da linha sim, mas representa bem a atitude da marca ao não abrir mão, por exemplo, do motorzão Hemi de 400 cavalos. E com isso, vem dando contribuição importante para o crescimento desse segmento em nosso mercado, onde a faixa de preço alta não está assustando os compradores. Não por acaso, tem mais uma forte representante desse time chegando aí, a Ford F-150. Mas dessa, falo depois.

Preço RAM 1500 Classic

Laramie: R$ 349.990

Laramie Night Edition: R$ 359.990