Topo

Benê Gomes

Com versão Mach 1, Mustang mantém mística de esportivo raiz no Brasil

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

12/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Grande representante dos muscle cars norte-americanos, a versão Mach 1, do Ford Mustang, está prestes a completar dois anos no mercado nacional. Chegou oficialmente em abril de 2021, substituindo a versão Black Shadow.

Para quem não lembra ou conhece, a Mach 1 foi lançada pela primeira vez em 1969, com direito a mais duas atualizações, em 1974 e 2003.

Por isso, o atual Mustang Mach 1 traz referências da primeira versão, como a grande faixa escura no meio do capô, faixas laterais e até dois pequenos círculos na grade frontal que simulam o desenho dos faróis auxiliares do Mach1 de 1969.

MACH 1 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Agora o Mach 1 é um esportivo muito evoluído em todos os aspectos. Tem interior sofisticado, acabamento e recursos de carro de luxo, bancos dianteiros confortáveis e equipados, por exemplo, com sistema de refrigeração, quente e frio. Mesma coisa para a conectividade, com a central multimídia Sync 3 que oferece todos os recursos que esperamos encontrar para utilizar com o smartphone.

É muito de seguro, com oito airbags - frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro - controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do pacote de assistência à condução, com alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e sensor de fadiga.

Reforços de outras versões icônicas

Para honrar sua linhagem, o Mach 1 recebeu importantes reforços de outras versões icônicas. Do Bullitt veio a barra antitorção e o sistema de indução de ar chamado de "open air box", enquanto do Shelby GT 350, emprestou o coletor de admissão, corpo de borboletas, sistema de arrefecimento do motor e do radiador da transmissão, fechando com o escapamento, difusor traseiro, braços e buchas da suspensão traseira e o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro do Shelby GT500.

Comparado com a versão Black Shadow, o motor Coyote V8 5.0 aspirado a gasolina ganhou 17 cavalos, chegando aos 483 cavalos de potência e 56,7 Kgfm de torque. O resultado? Faz de 0 a 100 Km/h em 4,3 segundos e atinge a máxima de 250 Km/h, limitada eletronicamente.

A transmissão, outro refinamento desse esportivo, tem 10 velocidades e acerto específico para executar trocas ainda mais ágeis. O Mach 1 oferece 07 modos de condução: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode (esse, para ajustes pessoais).

Legal, é o sistema de escape, que tem um ajuste de válvula ativo com quatro modos de som: silencioso, normal, esportivo e pista. Ou seja, caso não queira incomodar seu vizinho de garagem com ronco do V8, dá para entrar e sair no modo silencioso.

MACH 1 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

O conjunto de suspensão é a adaptativa Magneride, com amortecedores com fluido viscoso eletromagnético e sensores que ajustam suspensão instantaneamente conforme cada situação. Para frear, traz freios Brembo com pinças de alumínio e pastilhas desenvolvidas para a pista. As rodas de alumínio de 19 polegadas são montadas com pneus 255/40 na frente e 275/40 atrás.

Para completar o conjunto de prazer e diversão ao volante do Mach 1, a Ford incluiu um belo sistema de som com 12 alto-falantes, subwoofer e 1.000 W de potência. Se bem que, na prática, não é exatamente esse tipo de som que vai chamar mais a sua atenção no Mach 1, e sim, aquele que sai pelas quatro ponteiras de escapamento.

Segundo superesportivo mais vendido no Brasil

Além de toda a mística que envolve esse autêntico muscle car, junte as características muito próprias dele, como o porte grande, tração traseira e um V8 cheio de apetite bem alojado sob o longo capô. Graças a esses pontos, o Mustang Mach 1 tem potencial de sobra para garantir sensações e experiências ao volante que só um modelo verdadeiramente raiz pode oferecer.

É assim que essa versão especial chega aos dois anos de Brasil e na condição de segundo superesportivo mais vendido do país - atrás apenas do Porsche 911- outra referência indiscutível, mas com proposta diferente.

MACH 1 - Matheus Simanovicius - Matheus Simanovicius
Imagem: Matheus Simanovicius

Preço/ Ford Mustang Mach 1 5.0 V8: R$ 523.950,00

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.