Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Ford Ranger FX4: picape 'raiz' empolga, mesmo às vésperas da aposentadoria
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A Ford Ranger FX4 está prestes a completar um ano e, assim como toda linha da picape média da Ford, vive seus últimos meses de vida em nosso mercado.
Isso porque, desde o ano passado, a nova geração vem sendo preparada para o Brasil e, a essa altura, já está praticamente pronta para a estreia.
A FX4 nasceu da boa aceitação das versões Black e Storm, condição que estimulou a Ford a criar uma versão voltada para os consumidores que buscam uma picape com real disposição para o off-road, mas que também valorizam requinte e conforto.
O nome FX4 começou a ser usado pela Ford no começo dos anos 2000 para identificar o pacote off-road de suas picapes, formado pela junção de Ford e 4x4. Para criar a Ranger FX4, a Ford pegou a XLT e incluiu, além do visual totalmente ligado ao mundo 4X4, alguns opcionais da picape como itens de série.
No desenho externo, ganhou agressividade com a retirada de todos os detalhes cromados e a entrada de alargadores de para-lama em preto fosco, grade dianteira exclusiva e base do para-choque em preto brilhante conectada aos faróis Full-Led com lentes escuras
Na traseira, segue o tom com santantônio, adesivo vermelho FX4 em alto relevo, nome Ranger em letras grandes, lanternas escurecidas, pintura em preto brilhante no para-choque, retrovisores e maçanetas. Tem ainda uma faixa cinza na região inferior das portas, acima dos estribos tipo plataforma, e outra assinatura FX4 em vermelho.
Para garantir a desenvoltura em terrenos desafiadores, é equipada com rodas de 18 polegadas e pneus Pirelli Scorpion 265/60 R18 All Terrain (50% on-road e 50% off-road). Agora, para quem realmente tem a pretensão de enfrentar trilhas mais pesadas, o ideal é investir em um jogo de pneus um pouco mais borrachudos. A própria Ford disponibiliza, como opcional, rodas de 17 polegadas com pneus 265/65 R17 All Terrain Plus, mesmo conjunto utilizado na versão Storm.
Motor mais forte da linha
A Ranger FX4 utiliza o motor Duratorq 3.2 turbodiesel de 200 cavalos de potência e torque de 47,9 Kgfm, o mais forte da linha Ranger. A transmissão é automática de 06 velocidades, tem tração é 4X4 e diferencial traseiro blocante.
Essa versão não recebeu nenhum ajuste diferente e nem precisava, afinal, tem força e recursos suficientes para o trabalho pesado ou para encarar numa trilha com nível de desafio de médio para alto. A Ranger FX4 pode encarar travessia de lagos e rios com profundidade de até 80 cm, basta instalar um snorkel, acessório também oferecido pela marca.
De qualquer forma, para os que priorizam o conforto, mesmo em um utilitário com essa proposta, a Ranger FX4 é bem agradável. Tem espaço eficiente para até cinco passageiros e mordomias de carro de passeio, como direção com assistência elétrica, ajuste elétrico para o banco do motorista, ar-condicionado digital de dupla zona, central multimídia com tela de 8 polegadas, espelhamento de smartphone, dentre outros.
Conta também com o FordPass Connect, aplicativo que reúne várias informações sobre a picape e permite o acionamento de alguns recursos remotamente, como dar partida no motor e climatizar a cabine. É bem servida de itens de segurança, com sete airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controle anticapotamento e adaptativo de carga, assistente de partida em rampas, controle automático em descidas, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro.
A Ranger FX4 tem o mesmo preço e o bom pacote de conforto, tecnologia, segurança e robustez encontrado na XLT.
No entanto, agrega visual e recursos que agradam em cheio o verdadeiro frequentador do universo off-road. A receita funcionou bem até aqui e deve seguir assim até o final do estoque da atual geração, já que a nova Ranger está chegando.
E esse é mais um ponto a ser considerado por quem estiver de olho numa Ranger FX4: é momento para conseguir descontos interessantes, pois a Ford já deve estar em pleno processo de queima de estoque para abrir espaço para a nova Ranger. E quem levar a atual geração para casa, não vai ter do que reclamar.
Ford Ranger FX4 3.2 Diesel 4X4 AT 2023: R$ 308.190
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.