PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Caoa Chery Tiggo 5X Pro evolui e agora pode incomodar concorrência

Conteúdo exclusivo para assinantes
Benê Gomes

Jornalista e produtor de TV, desde 2001 atua como profissional especializado no segmento automotivo. Assina o boletim diário Sexta Marcha, da Rádio Transcontinental FM de SP, dirige e apresenta o_ _Programa Momento Vox – BAND SP. É diretor da Onze Produções, produtora de vídeo e conteúdo digital, e é o idealizador do Programa Auto+, onde atuou por 15 anos

Colunista do UOL

01/05/2022 04h00

Neste ano, a renovação dos SUVs da Caoa Chery chegou também ao Tiggo 5X. Além de absorver mais tecnologia e segurança, o modelo ganhou um prolongamento no nome. Agora vendido em versão única, é apresentado como Tiggo 5X PRO. No visual, olhando a dianteira, recebeu a nova grade preta diamantada - como nos Tiggo 3 X e 7 PRO - novos faróis Full LED, luz diurna de LED e para-choque redesenhado, fechando um conjunto bonito.

Conferindo o restante da carroceria, vale o registro para as novas rodas de liga aro 18, os retrovisores com indicador de seta e rebatimento automático, luz de neblina na traseira, mais um novo acabamento no spoiler sobre a tampa do porta-malas. A identidade das lanternas não foi alterado.

Já por dentro, a mudança foi mais radical e para melhor. O painel é todo novo, tem linhas retas e acabamento bastante cuidadoso, com direito a costuras aparentes e superfícies macias. Depois, o que gera um impacto muito positivo e tecnológico, são as duas grandes telas digitais, uma do sistema multimídia - com tela de 10,25 polegadas, comandos por toque e espelhamento de smartphone por cabo - e a outra do painel de instrumentos digital com tela do tipo TFT de 7 polegadas e que dá acesso a diferentes informações do computador de bordo e dos sistemas do veículo.

O console central também mudou, agora é do tipo flutuante, tem um espaço embaixo para objetos e abriga ali duas entradas USB. Mas é em cima dele que há mais toques de refinamento, com um espaço para apoiar o celular - que parece um carregador por indução, mas não é - uma bonita tela tátil para os comandos do ar-condicionado, mais o botão de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio do tipo joystick, pequena e elegante.

Seguindo no interior do Tiggo 5X PRO, oferece chave do tipo inteligente, que permite ligar o motor e o ar-condicionado à distância, liberar a trava das portas apenas se aproximando do veículo e, o melhor: quando você se distancia do carro, o sistema trava as portas automaticamente e também fechas todos os vidros. Bom ainda é o sistema de câmeras com visão 360º, recurso que dá um bom suporte - junto com a câmera de ré - para as manobras de estacionamento.

Evolução na hora de acelerar

A situação melhorou para quem vai acelerar o Tiggo 5X PRO, começando pela boa ergonomia oferecida ao motorista, mais aqueles ajustes importantes e que estão disponíveis nele: regulagem de altura e profundidade para o volante, e ajustes com comando elétrico para o banco do motorista, inclusive de apoio lombar.

Mas boa novidade envolve as alterações no conjunto motor e câmbio. Saiu a transmissão de dupla embreagem - que não tinha um desempenho muito legal - para a entrada da nova transmissão do tipo CVT com até nove marchas simuladas eletronicamente.

Ela está bem acertada com o motor 1.5 turbo flex de 150 cavalos de potência que já equipava o Tiggo 5X PRO. Mas o propulsor também recebeu ajustes pontuais, como uma nova turbina e um novo sistema de injeção eletrônica, ações necessárias para se enquadrar às novas normas de emissões e também para melhorar o consumo de combustível. Pelos números oficiais do Inmetro, garante 6,9 km/l na cidade, e 8,1 km/l na estrada com etanol. Números melhores sim, no entanto, na prática, é difícil alcançar essas médias com etanol andando na cidade, por exemplo.

Mas isso não tira o brilho da boa sensação oferecida graças ao novo acerto do conjunto. O Tiggo 5X PRO ficou mais esperto, a transmissão CVT permite explorar bem as diferentes faixas de rotação do motor, fechando um comportamento que traz mais segurança durante ultrapassagens em rodovia, por exemplo.

Contribui positivamente ainda a direção com assistência elétrica bem calibrada para baixas e altas velocidades, e o conjunto de suspensão que, não dá pra esquecer, é um ponto forte do Tiggo 5X PRO, com sistema independente nos dois eixos. No quesito segurança, segue bem servido com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistentes de partida em rampa e de descida, entre outros.

Com tudo isso, para quem ainda tem algum tipo de desconfiança a respeito dos carros da Caoa Chery, vale reconsiderar e rápido. Numa comparação com os concorrentes diretos, o Tiggo 5X PRO ainda sai perdendo em conectividade e pela falta de recursos de condução semiautônoma, algo cada vez mais comum neste segmento.

Mas para fechar a conta neste processo de conquista de novos clientes, se a marca abusasse um pouquinho no preço e baixasse o valor... Aí sim o Tiggo 5x PRO iria perturbar bastante em a concorrência no Brasil.

Preço Caoa Chery Tiggo 5X PRO: R$ 154.990,00