Topo

Benê Gomes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Toyota Yaris Hatch mata motor 1.3 e fica mais seguro contra novo Honda City

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

27/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a chegada do Honda New City hatchback, esse segmento acabou ganhando atenção novamente. Foi o que fez a Toyota com Yaris e sua linha 2023, apresentada no início deste ano. Ele recebeu novidades para seguir forte frente aos tradicionais concorrentes, mas, não há dúvida, as melhorias foram muito estimuladas pela chegada do inédito concorrente da Honda.

Antes de comentar os detalhes visuais da nova linha, vamos logo aos pontos que, pra mim, são os mais importantes. O primeiro envolve o fim das versões com o motor 1.3 flex.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Na linha 2023, o Yaris só conta com o motor 1.5 bicombustível de 110 cv, sempre acompanhado da transmissão automática do tipo CVT.

O 1.5 é o mesmo que já equipava o modelo anterior, só que recebeu alguns ajustes para se adequar às novas regras de emissões. A potência de 110 cv e o torque de 14,9 kgfm não foram alterados, no entanto, conforme destacou a Toyota, o Yaris 1.5 ficou mais econômico, entregando média de 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol. Números que podem melhorar se você souber tirar proveito da condução mais eficiente e dar preferência para a opção de condução Eco

.Essa, aliás, é mais uma novidade do Yaris, que passa a oferecer dois modos de condução em todas as versões: Eco e Sport. Na segunda opção, dá pra tirar proveito de certa dose de esportividade, já que nessa condição a calibragem da transmissão reduz as curvas de aceleração e entrega respostas mais rápidas do motor.

Só não leve isso muito a sério, porque o foco do Yaris não é esse. O bom dele é o rodar confortável, o espaço, o silêncio interno e a suspensão filtrando bem os buracos das ruas como um digno carro para a família. Quem acelerar demais para explorar a esportividade vai acabar ficando incomodado com o giro alto do motor e a certa demora nas retomadas.

Mais seguro

Outro ponto importante envolve a segurança. O Yaris já era bem servido nesse quesito, mas, na linha 2023, todas as versões passam a contar com 7 airbags de série e aviso sonoro de cinto de segurança para os passageiros de trás. E mais, as versões XS e XLS contam com recursos importantes, como o alerta sonoro de saída de faixa - que não interfere na direção - e também alerta de colisão com frenagem automática.

Partindo disso, o Yaris tem pequenas alterações no acabamento interno, como novos tecidos nos bancos para as opções mais simples e um cuidado bem interessante: todas as versões são equipadas com entradas USB para os passageiros de trás. Mesma coisa para a central multimídia com a boa tela de sete polegadas e a possibilidade de espelhamento de smartphones via Apple Car Play ou Android Auto. O que ainda continua igual é o acabamento todo escurecido e bem feito, mas carregado de plástico - inclusive com aqueles detalhes que simulam uma costura pespontada no painel e que acaba jogando contra pelo ar de simplicidade.

Indo para o lado de fora, as mudanças foram discretas também, mas interessantes, pois reforçaram o visual moderno e ainda bem atualizado do Yaris. Basicamente, a dianteira é a parte que mais foi retocada, com o novo desenho do para-choque e da grade - que tem acabamento preto brilhante - enquanto o farol passou a contar com iluminação de LED e DRL integrado na versão XLS. Nas demais configurações, o DRL de LED fica no para-choque e também exibe novo formato. Para fechar, são novas as rodas de liga leve aro 15 para as versões XS e XLS.

Com todo esse movimento, o Yaris ficou melhor sim, principalmente por garantir maior economia de combustível, ponto valioso para qualquer modelo. Além disso não abriu mão de características positivas já reconhecidas dele, como bom espaço interno e praticamente nenhuma dor de cabeça com manutenção.

No entanto, na comparação direta com o Honda New City Hatch, ele sai perdendo em desempenho e no acabamento, para dar dois exemplos. Mas será que isso realmente incomoda o fiel cliente Toyota e fã do Yaris? Acho que não, até porque, nesse momento, o Yaris tem preço mais interessante.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Preço Toyota Yaris Hatchback XLS: R$ 111.870,00