Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Com motor 1.3 turbo, Jeep Compass ganha fôlego para enfrentar novos rivais
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Quem está à procura de um bom SUV médio, certamente já olhou para o Jeep Compass, modelo de sucesso indiscutível no Brasil e que ganhou um importante reforço para a linha 2022: o novo motor 1.3 turbo flex. Mas não foi só, pois ele também recebeu alguns ajustes naqueles pontos onde já era elogiado.
Perto de completar cinco anos de vida e de produção nacional, o Jeep Compass seguia recebendo elogios pelo desenho ainda vigoroso, atualizado com o que temos no mercado.
Dessa forma, a marca se preocupou apenas com uma pequena reestilização do lado de fora.
Basicamente, mexeu na dianteira com um novo desenho para o conjunto de faróis com iluminação em full led, o para-choque cresceu e ficou mais alto, detalhe que melhorou o ângulo de ataque do Compass. No mais, tudo praticamente igual, a não ser pelas novas opções de rodas, a identificação do motor na tampa do porta-malas e, para quem é bem atento, tem novo desenho na parte interna das lanternas.
O Compass era elogiado também pelo bom acabamento interno. Mas não é que a Jeep conseguiu melhorar essa característica na linha 2022?
A alteração, digamos, mais radical, está no painel central e suas novas linhas horizontais, mais os detalhes simulando aço escovado, a tela multimídia de 10,1 polegadas - também nova - instalada em posição elevada, descolada do painel.
Depois, tem renovação no painel de instrumentos - 100% digital nas versões topo de linha - e com velocímetro e conta-giros analógicos nas demais, mas agora com uma tela TFT colorida de alta definição no centro com informações gerais do computador de bordo, entre outros.
Mas, olhando bem, fica claro que, no geral, o Jeep Compass elevou o padrão interno e ficou muito mais próximo dos modelos de alto luxo. Os acabamentos são em couro sintético com costura aparente, os painéis de porta contam com revestimentos macios, e o console central, por exemplo, agora tem uma superfície toda em preto brilhante e com botões elegantes.
Outro ponto de destaque envolve a dose maior de conectividade, onde o bom exemplo é a nova plataforma Adventure Intelligence - disponível a partir da versão Longitude - e que reúne diferentes serviços e oferece alguns controles remotos por meio de um aplicativo. E mais, nas versões de cima, tem o pacote ADAS - Sistema Avançado de Assistência ao Condutor - e os recursos de direção semiautônoma com muito foco na segurança.
Motor 1.3 turbo flex
Mas vamos então para a outra bem-vinda novidade desse Jeep Compass 2022 - para muitos a mais importante - o motor T270, um 1.3 turbo flex de injeção direta que gera 185 cavalos de potência e 27,5 Kgfm de torque. Ele substitui o antigo 2.0 flex aspirado e que nem era um problema, no máximo poderia ser criticado pela idade do projeto ou pelo consumo.
Mas o fato é que o motor mais jovem e moderno alterou positivamente a realidade do Compass, que agora responde muito mais rápido e com menos esforço. O motor trabalha afinado com a transmissão automática de seis velocidades, acertada para explorar bem o bom torque em baixas rotações.
Não por acaso, Compass 270T, em comparação à antiga versão 2.0 flex, melhorou o desempenho na aceleração de 0 a 100 Km/h - agora faz em 9,7 segundos - e saiu ganhando no consumo. Na versão Longitude, faz médias de 10,3 Km/l na cidade e 11,9 Km/l na estrada com gasolina.
E para fechar bem essa conta, vale considerar outras características positivas do Compass, um carro gostoso de guiar, com rodar firme, bastante confortável e silencioso, e que entrega bom espaço para quem tem família, inclusive um porta-malas eficiente, com 476 litros de capacidade.
Ou seja, em sua linha 2022 ganhou mais musculatura para encarar os novos concorrentes, principalmente o VW Taos, o mais recente da turma e que, como já mostrei aqui, tem perfil mais urbano, bem ligado ao asfalto. Característica encontrada Compass também, mas que, no caso dele, vem bem acompanhada da forte ligação com o universo aventureiro. Esse mais um ponto que acaba fazendo a diferença a favor dele.
Preço do Jeep Compass Longitude T270: R$ 168.412,00
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.