Topo

Benê Gomes

Carro quebrou? Saiba como uma boa oficina deve atender na quarentena

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

28/06/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como ficou claro desde o início da quarentena, os serviços prestados pelas oficinas mecânicas foram incluídos entre aqueles considerados essenciais. Mas o processo não foi simples assim, pois os reparadores precisaram correr atrás de algumas adaptações para passar a oferecer um atendimento seguro para os clientes.

É o que fez o reparador e professor de mecânica Pedro Luiz Scopino, que não precisou fechar as portas da sua oficina em nenhum momento nesse período, já que logo aplicou os processos exigidos pelas autoridades sanitárias. "É um momento difícil, que exige paciência para encarar uma rotina de procedimentos novos; mas tudo está bem ao nosso alcance, sem grandes dificuldades", diz Scopino.

Bem, mas do nosso lado, como clientes das oficinas, agora é importante também dar atenção para algumas questões que antes passavam despercebidas quando buscávamos um serviço mecânico. Atitude básica é observar se a oficina está aplicando os processos que evitam o risco de contaminação pelo Coronavírus. Pra ajudar, conferimos com o Pedro Scopino o que deve ser checado nesta situação.

A oficina precisa ter sinalização clara sobre a distância mínima que o cliente deve manter das outras pessoas dentro da oficina, tanto na recepção como no espaço onde é feita a entrega o carro.

É necessário disponibilizar álcool gel a todos e oferecer orientações sobre a higienização no local.

Ao receber o veículo, o reparador deve seguir uma rotina de cuidados, começando pela higienização das chaves, depois dos pontos de contato do lado de fora e principalmente do lado de dentro do carro. Aliás, no interior é importante que os principais pontos de contato - como maçaneta, banco, volante, alavancas de câmbio e do freio de estacionamento - sejam cobertos por material apropriado e que precisa ser descartado ao final.

.No momento da entrega do veículo pronto, é imprescindível que seja feita a higienização completa do automóvel.

Aliás, aqui vale lembrar outros dois pontos que todo cliente pode colocar na lista de prioridades. A dificuldade financeira é uma realidade de todos agora; isso significa que vale aquele chorinho na hora de negociar o orçamento, seja para um bom desconto ou para um parcelamento mais elástico do pagamento.

No caso da Automecânica Scopino, o cliente pode dividir a conta em até 06 vezes. Além disso, a oficina também oferece, como cortesia, o serviço de oxi-sanitização, um processo muito utilizado atualmente e que garante a eliminação de fungos, vírus e bactérias, grupo onde se enquadra o temido Coronavírus.