Topo

Benê Gomes

Furto de rodas: como funcionam os kits que atrapalham a ação dos ladrões

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

26/04/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No Brasil, infelizmente, o que não faltam são estatísticas sobre roubos e furtos. E quando a gente coloca os automóveis nessa conversa, o caldo engrossa, pois nos últimos tempos até as rodas são motivo de preocupação. Tenho certeza que você já viu na rua um carro sem as rodas, apoiado em cavaletes ou sobre algo improvisado mesmo. Um problema que afeta diretamente quem precisa estacionar o carro na rua, mas também aqueles que conseguem optar pela proteção de um estacionamento fechado.

Bom, como acontece com nossa natural atenção com um seguro total quando compramos um carro, hoje vale pensar em investir também num equipamento de segurança para proteção das rodas do carro, especialmente para os proprietários de modelos equipados com rodas de liga leve.

Hoje temos uma solução bastante acessível, os kits antifurto, equipamentos simples, mas bem eficientes. Esses kits contam com 04 parafusos ou porcas antifurto, um para cada roda. Para usar, basta tirar um dos parafusos originais da roda e colocar a porca oferecida no kit antifurto.

Existem diferentes opções no mercado, mas basicamente todos trazem as quatro porcas que contam com um anel giratório anticorte na parte de cima, e a chave segredo. O detalhe que garante a proteção está no encaixe da chave com a porca, que conta um desenho específico e irregular, com diferentes formas; é isso que assegura uma combinação única para cada kit.

Caso você tente utilizar a chave de roda padrão, o sistema faz o parafuso girar sobre si mesmo e não o deixa soltar da rosca. Ou seja, sem a chave do kit, é praticamente impossível retirar o parafuso.

Atenção na hora da compra

Quando for escolher seu kit antifurto de rodas, vai encontrar opções a partir de R$ 80,00; mas dependendo da marca do produto, do modelo do carro e do tamanho da roda, esse valor pode até dobrar. Importante é ter aquele cuidado básico: confirme se o produto tem aprovação dos fabricantes de rodas e automóveis e cheque se possui a avaliação técnica do Cesvi Brasil, o Centro de Experimentação e Segurança Viária. Os bons kits antifurto são compatíveis com rodas de aço e também com as de liga leve.

Você só precisa ficar esperto com mais um detalhe: a chave segredo. Como depende dela para soltar o parafuso antifurto, lembre que precisa deixá-la dentro do carro e num espaço mais escondido. Evite aquele movimento automático de guardar, por exemplo, no porta-luvas; certamente, esse será o primeiro lugar que um ladrão vai revirar para encontrar a chave do seu kit antifurto.