PUBLICIDADE
Topo

Benê Gomes

Vale a pena usar calotas? Importância do acessório vai além de estética

só para assinantes
Benê Gomes

Jornalista e produtor de TV, desde 2001 atua como profissional especializado no segmento automotivo. Assina o boletim diário Sexta Marcha, da Rádio Transcontinental FM de SP, dirige e apresenta o_ _Programa Momento Vox – BAND SP. É diretor da Onze Produções, produtora de vídeo e conteúdo digital, e é o idealizador do Programa Auto+, onde atuou por 15 anos

Colaboração para o UOL

02/02/2020 04h00

Para quem aprecia o universo da personalização automotiva, dá para dizer que as opções são praticamente infinitas, com acessórios de todos os tipos, tamanhos e preços.

Agora, se prestar atenção, tem muita coisa interessante com preço acessível e que pode trazer proteção extra ao carro. É o caso de um bom conjunto de calotas, acessório que garante um visual diferente e pode evitar danos às rodas.

As rodas de liga-leve são o sonho de consumo para deixar o carro mais bonito e seguro, mas o custo não é tão acessível. Esse é o ponto que estimula o uso de uma boa calota, pois em muitos casos é possível disfarçar completamente aquele desenho mais simples da roda de aço.

Mas o legal ainda é pensar nas calotas como um eficiente equipamento de proteção, pois conseguem proteger as rodas dos inevitáveis impactos contra a guia durante uma manobra de estacionamento.

Hoje existem diferentes modelos produzidos com material termoplástico rígido, oferecidos com acabamento metalizado ou cromado. Os tamanhos seguem os padrões de medida das rodas de aço, que vão do aro 13 a 17.

Então lembre que o tamanho não é só uma questão de escolha pessoal; mesmo gostando do desenho, é preciso escolher um modelo que respeite a medida do aro da roda do seu carro. Do contrário, não vai conseguir encaixar a peça corretamente. Essa informação é fácil de encontrar, basta confirmar a medida do pneu.

Outro detalhe importante diz respeito aos tipos de calotas: temos as de fixação por parafuso e as de encaixe. Depois de comprar o modelo que curtiu, fique de olho nos macetes de instalação de cada uma delas.

Mas não há dúvida de que um bom conjunto de calota pode mudar a personalidade do seu carro, garantir proteção contra as raladas e, o bom da história: sem gastar muito por isso.