Topo

Kia Niro é alternativa estilosa e econômica ao Jeep Compass

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de Itu (SP)

15/06/2023 04h00

Resumo da notícia

  • Novo SUV médio tem propulsão híbrida e faz quase 20 km/l
  • Niro se destaca pelo design ousado e acabamento esmerado
  • Modelo da Kia custa R$ 243.990 na versão topo de linha SX Prestige

Não dá para culpar quem pensa no Jeep Compass como única opção no segmento de SUVs médios. Afinal de contas, o modelo fabricado em Goiana (PE) é líder absoluto da categoria e nunca teve seu reinado ameaçado no Brasil. Entretanto, é bom lembrar que existem algumas opções interessantes em relação ao Jeep - inclusive algumas pouco lógicas.

É o caso do Kia Niro. Lançado no Brasil no fim de 2022, o carro chama atenção pelo estilo ousado. Só que esse não é o único destaque do modelo, como você vai conferir na avaliação de UOL Carros.

Kia Niro SX Prestige

Preço

R$ 243.990
Carros
4,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Design
  • Consumo

Pontos Negativos

  • Rede autorizada
  • Custo de manutenção

Veredito

O Niro é um raro caso de compra que satisfaz tanto o lado racional quanto o emocional. No primeiro caso, os ótimos números de consumo e o pacote generoso de equipamentos bastam para justificar o investimento. Já no segundo, o design bastante ousado e a cabine de encher os olhos acariciam o ego. Essa combinação de fatores fazem com que o modelo da Kia desponte como uma alternativa interessante aos óbvios candidatos entre os SUVs médios.

DESIGN E ESPAÇO INTERNO

Peter Schreyer foi o nome que revolucionou o design dos carros da Kia no Brasil. O ex-funcionário da Audi estabeleceu uma identidade própria para os modelos da marca que até então sofria da falta de personalidade.

Essa nova era resultou em criações como o Niro. As linhas incomuns são observadas por todos os lados, apesar de seguir algumas tendências do setor, como o conjunto óptico dividido em duas partes.

Na dianteira, nota-se uma evolução da identidade conhecida como "nariz de tigre" e seções bem estabelecidas. O maior rombo estilístico aparece nas laterais, mais precisamente nas colunas "C" que podem ser pintadas em quatro cores: cinza, preto, verde e laranja. Essa pintura incomum é oferecida como opcional, caso você não seja tão ousado assim. Seja como for, considerando as oito opções de cores da carroceria, o cliente pode escolher entre 17 combinações.

Atrás, as lanternas verticais em formato de bumerangue também fogem do padrão. Lá também ficam pequenos dutos de ar que auxiliam na eficiência aerodinâmica, contribuindo para o ótimo coeficiente aerodinâmico de 0,29.

A cabine não é tão atrevida, embora mantenha o estilo arrojado do lado de fora. O volante de apenas dois raios segue os passos do EV6, o primeiro carro elétrico da Kia que deve ser lançado no Brasil em 2024. Há duas telas de 10,25 polegadas cada: uma delas substitui o painel de instrumentos (que é o mesmo utilizado nas versões de entrada do Sportage) e a outra serve à central multimídia, ficando dentro de uma bonita moldura que acompanha a silhueta do painel.

Logo abaixo fica uma bonita seção tátil que agrupa os comandos de climatização, juntamente com dois botões giratórios para comandar a temperatura do ar-condicionado e o volume do som.

Os bancos dianteiros têm desenho anatômico, inclusive na parte de trás, que permitem pendurar cabides e até acomodar pequenos objetos. Quem viaja atrás tem um bom espaço para pernas e cabeças, graças à ótima distância entre-eixos de 2,72 metros. O porta-malas acomoda bons 475 litros.

DESEMPENHO E CONSUMO

Eis o maior destaque do Niro juntamente com o design. O SUV é um híbrido convencional, ou seja, combina um motor 1.6 aspirado movido a gasolina de 105 cv e 14,8 kgfm, que só funciona individualmente em médias e altas rotações. Nas demais condições, quem assume a função é o motor elétrico de ímã permanente, que entrega 43 cv e ótimos 17,3 kgfm disponíveis instantaneamente.

Juntos, eles resultam em 141 cv e 27 kgfm. Ambos atuam na maioria dos casos, permitindo que o motor a combustão atue quase sempre na faixa ideal de funcionamento. Esses números não entregam respostas ágeis, mas resultam em uma condução extremamente suave e principalmente em ótimos índices de consumo. Segundo a Kia, as médias são de 19,9 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Isso acontece por conta da maior atuação do motor elétrico em situações urbanas do que rodoviárias.

O Niro oferece dois modos de condução (Eco e Sport), sendo que, no primeiro deles, as aletas atrás do volante comandam a atuação do sistema de regeneração de energia. Já no modo Sport, as borboletas retomam a função original, realizando as trocas de marcha da transmissão de seis velocidades.

ITENS DE SÉRIE

O SUV híbrido é trazido para cá em duas versões de acabamento: EX e SX. Ambas saem de fábrica com itens como painel digital com tela de 10,25 polegadas, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, central multimídia com tela tátil de 10,25 polegadas, destravamento das portas sem chave, freio de estacionamento elétrico, partida do motor por botão, bancos com revestimento em Altaica (um tipo de tecido sustentável que substitui o couro) e rodas de liga leve de 18 polegadas.

Nas versões mais caras, o Niro ganha teto solar elétrico, seletor giratório de marchas do câmbio, porta-malas com acionamento elétrico e importantes itens de segurança que listamos a seguir.

SEGURANÇA E MANUTENÇÃO

O novo modelo da Kia faz bonito quando o assunto é segurança. Todas as versões saem de fábrica com 7 airbags, controles de estabilidade e de tração, sensor de fadiga, alerta de ocupantes no banco traseiro, assistente de permanência em faixa de rolamento, farol alto inteligente, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático, sensores de estacionamento traseiros e sensor de pressão dos pneus.

Nas versões mais completas, o Niro ganha alerta de colisão dianteira e traseira em tráfego cruzado, sensor de pontos cegos, alerta de saída do veículo (que identifica a aproximação de uma bicicleta, motocicleta ou outro veículo antes que o ocupante abra a porta), piloto automático adaptativo, sensores de estacionamento dianteiros e trava de segurança infantil nas portas traseiras com acionamento elétrico.

A Kia não divulga os preços de todas as seis primeiras revisões, mas o valor sugerido pelas três primeiras paradas é bastante competitivo, especialmente levando em conta que o Niro é importado da Coreia do Sul.

CONCORRENTES

Ao preço competitivo de R$ 243.990, o Niro SX Prestige encara nomes de peso na categoria de SUVs médios.

Um deles é o líder Jeep Compass na versão Série S (R$ 233.790 em junho de 2023), que traz um pacote de equipamentos bastante semelhante ao modelo da Kia, principalmente nos itens de segurança e tecnologia. A desvantagem no modelo da Jeep está na motorização turboflex, que, embora seja bem mais potente (são 185 cv com etanol), não tem propulsão híbrida, fazendo com que o Niro seja bem mais econômico.

O outro concorrente é o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid. Além de também ser um híbrido, o SUV da marca japonesa custa menos do que o Niro: sai por R$ 210.990 em junho de 2023. Em sua versão topo de gama, o Corolla Cross tem o Toyota Safety Sense, pacote de assistências à condução com alguns itens em comum com o SUV da Kia, embora o Niro ainda leve vantagem por ter equipamentos de segurança ausentes no modelo da Toyota. O Niro também é superior por trazer uma central multimídia mais moderna e com tela maior e uma motorização mais moderna e mais potente, além de médias de consumo menores.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.6, 4 cil., injeção direta / elétrico

  • Combustível

  • Híbrido

  • Potência (cv)

  • 141 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 17,3 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10,8 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 175 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 19,9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 17,7 km/l

  • Câmbio

  • Automático, 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • independente, multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/45 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1545 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4420 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2720 mm

  • Largura (mm)

  • 1825 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1394 kg

  • Porta-malas (L)

  • 425 l

  • Tanque (L)

  • 42 l

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 640,04

  • 20.000 km

  • R$ 1.245,08

  • 30.000 km

  • R$ 640,04

  • 40.000 km

  • n/d

  • 50.000 km

  • n/d

  • 60.000 km

  • n/d

  • Seguro

  • n/d

  • Garantia

  • 5 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.