'Incompatibilidades de pensamentos': rainhas deixam escolas após Carnaval

O Carnaval 2024 chegou ao fim! Com a definição do rumo das escolas de samba em São Paulo e Rio de Janeiro, algumas rainhas de bateria estão deixando os cargos.

Seja por escolha própria ou da agremiação, as estrelas que sambam à frente da bateria irão iniciar o novo ciclo da folia visando 2025 em busca de novas agremiações para seguirem no Carnaval.

O UOL listou os anúncios de trocas e saídas com pouco mais de uma semana após o fim dos desfiles:

"Incompatibilidades de pensamentos"

Savia David anunciou o seu desligamento da Vila Maria após a escola não conseguir retornar à elite do Carnaval paulistano. Em publicação nas redes sociais, a empresária e fisiculturista explicou que tomou a decisão de deixar a escola após sete anos em virtude de "incompatibilidades de pensamentos".

É com coração partido, um grande aperto no coração e uma grade luta para conter o lacrimejar dos meus olhos, que escrevo essas linhas, em despedida à minha comunidade da Unidos de Vila Maria. Não é fácil tomar uma decisão como essa, em especial quando se tem tanto amor, gratidão e respeito envolvido. Mas incompatibilidades de pensamentos com a direção da escola me levaram a esse veredito, que, de verdade, ainda dói muito em mim.
Savia David

"Optei por priorizar minha família"

Nathalia Hino comunicou o desligamento do posto de rainha de bateria da Estácio de Sá, do Rio de Janeiro. Depois da escola da Série Ouro ficar em terceiro lugar no Carnaval 2024, a empresária explicou que vai se dedicar à família após não conseguir conciliar o amor pelo samba e o cuidado com o filho.

Continua após a publicidade

Tentei de todas as formas conciliar a maternidade e o Carnaval, mas foi uma tarefa árdua onde eu vi que um dos meus dois grandes amores sempre sairia perdendo um pouco. Optei por priorizar minha família, meu filho de três meses de idade. Foram dois anos de muitas alegrias, aprendizado, troca e eu sou só gratidão a tudo que vivi na Estácio de Sá.
Nathalia Hino

"Não fui avisada"

Thalita Zampirolli já estava pronta para ser a única mulher trans entre as rainhas de bateria da elite do Carnaval carioca. No entanto, após festejar que a Unidos de Padre Miguel foi a campeã da Série Ouro e promovida para o Grupo Especial, a modelo soube nos bastidores, informalmente, que havia sido destronada.

Ela perdeu o posto, e a agremiação anunciou, antes mesmo da modelo pisar na quadra para a comemoração do título, que fará um concurso para escolher a nova rainha de bateria para 2025. A agora ex-rainha gravou uma série de vídeos nas redes sociais em que detalhou o momento em que soube que estava "destronada".

Não pude comemorar esse título com a minha escola [...] Não sabia falar o que estava acontecendo naquele exato momento. Eu não fui avisada, a minha assessoria não foi avisada. Estava sem chão naquele momento. Não sabia para onde ir, não sabia o que falar. Tristeza e lágrimas nos olhos. Foi muito triste o que eu passei naquele momento.
Thalita Zampirolli

Continua após a publicidade

"Pega de surpresa"

Tati Minerato não é mais a rainha de bateria da Porto da Pedra. A modelo, que fez sua estreia no Grupo Especial do Rio — a escola foi rebaixada em 2024 — disse ter sido pega de surpresa com a decisão da agremiação. Ela soube que estava destronada após uma publicação da escola nas redes sociais.

Não recebi nenhum comunicado referente a minha dispensa à frente da bateria Ritmo Feroz, fui pega de surpresa. Apesar do momento de tristeza, quero agradecer por estes três anos incríveis que lá passei. Fui recebida com muito carinho e respeito pela minha bateria, demais segmentos e comunidade. A Porto da Pedra faz parte de uma história linda que eu construí aqui no Rio de Janeiro como rainha de bateria, sou eternamente grata por isso. Espero que o Tigre de São Gonçalo volte para o Grupo Especial, lugar de onde nunca deveria ter saído.
Tati Minerato, em entrevista ao colunista Lucas Pasin, do UOL.

Até o desfile de 2024, Tati Minerato correu o risco de não pisar na avenida já que a escola estava em busca de uma rainha que lhe desse fama. "Isso não me assombrou. Para ser rainha de bateria não é preciso ser famosa. Basta que as pessoas sintam a sua verdade, sua energia e o amor e dedicação pela comunidade. Sei o meu valor. Represento bem a minha escola e faço um grande trabalho pelo Carnaval. Mídia e visibilidade são consequências do cargo".

Continua após a publicidade

"Gratidão"

Irmã da cantora Lexa, Wenny Isa, 14, deixou o posto de rainha de bateria da Unidos de Bangu após desfilar pelo terceiro ano seguido. A agremiação não conseguiu deixar o grupo de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro.

Em uma publicação no Instagram, a agremiação destacou que a jovem teve grande crescimento e desejou sucesso em seu futuro na maior festa popular brasileira. "Hoje, a Unidos de Bangu dá um até breve para Wenny, que reinou à frente da nossa bateria nos últimos três carnavais. Foram anos de evolução e muita entrega. Temos muito orgulho de vermos todo esse seu crescimento, Wenny, e temos certeza que o futuro é todo seu! A comunidade de Bangu te ama! Seja feliz sempre! Sentiremos a sua falta!".

Lexa e Darlin Ferrattry, a mãe de Wennye, deixaram mensagens de carinho para a jovem. "Aí, meu amor, eu te amo tanto. Que orgulho tenho de você", escreveu a cantora. "Te amamos, Wenny, sua caminhada na Unidos de Bangu foi linda e intensa. Você é sinônimo de garra e determinação, minha pequena amorosa Rainha", acrescentou Darlin.

Deixe seu comentário

Só para assinantes