Escola de samba só com mulheres? Conheça a TPM e veja momentos do desfile

TPM, primeira e única escola de samba formada só por mulheres — com exceção do mestre-sala —, sonha subir para a Série Prata e depois para a Ouro. E, aí sim, desfilar na Sapucaí.

O que aconteceu

"Quem diz que mulher não é valente? Imperiana, presente!". Esse foi o tema da G.R.E.S. Turma da Paz de Madureira (TPM) no Carnaval 2024.

As 600 mulheres que fazem parte da agremiação desfilaram na madrugada do domingo (18).

O enredo de Bárbara Rigaud foi uma adaptação do tema apresentado pela Império Serrano em 2020.

O objetivo da TPM foi levar para o desfile a narrativa de empoderamento feminino, homenageando mulheres fortes na política, cultura, esporte e cura, como exemplo da Tia Maria do Jongo e Tia Eulália.

Maria Quitéria, uma das 16 alas da escola, foi representada por policiais e heroínas de guerra. Outras alas representaram a busca pela vida digna sem abuso ou exploração, futuro igualitário, empreendedorismo e outros temas importantes dentro do universo feminino.

Escola de samba TPM: mais de 600 mulheres. Só mulheres!
Escola de samba TPM: mais de 600 mulheres. Só mulheres! Imagem: Tiago Rodrigues/Divulgação

Bárbara Rigaud, a presidente da escola, se emocionou nesse primeiro desfile. "A força e a garra dessas mulheres transformam os nossos dias e tentamos transmitir isso no nosso desfile. Queremos avançar para a série prata e fazer uma festa ainda mais bonita em 2025 até conseguirmos chegar ao nosso maior sonho, que é a Sapucaí! Tenho certeza que juntas conseguiremos."

O apoio dado pela marca de maquiagem serviu para transformar todos instrumentos da bateria da escola, construir as alegorias, fantasias e uniformes para a equipe de apoio. "Vult celebra o orgulho e acreditamos que cada mulher pode chegar aonde ela quiser. Queremos que a Turma da paz de Madureira tenha mais reconhecimento e se torne uma gigante no Carnaval, impulsionando o sonho de mais de 600 mulheres que têm orgulho da sua trajetória e querem voar mais alto", diz Marcela De Masi, diretora Executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.

Continua após a publicidade

Assista a trechos do desfile que aconteceu na madrugada de domingo (18)

Siga o UOL Carnaval no

A história da TPM

Composta por 600 mulheres, a Turma da Paz de Madureira (TPM) é a primeira escola de samba feminina do mundo, a única presença masculina na agremiação é o mestre-sala, por exigência da Super Liga Carnavalesca do Brasil.

A escola começou originalmente como um bloco e permaneceu assim por 10 anos, apenas em 2022 surgiu a proposta de se tornar uma escola de samba.

Continua após a publicidade

Em 2023, a agremiação passou pelo Grupo de Avaliação e conquistou o terceiro lugar com o enredo "Oyá Senhora dos Ventos e o Mistério das Águas", o que assegurou sua estreia na Série Bronze do Carnaval de 2024.

Deixe seu comentário

Só para assinantes