Carnaval 2024: Salgueiro relembra crise Yanomami e faz apelo na Sapucaí

Terceira escola a desfilar pelo Grupo Especial do Rio de Janeiro no Carnaval 2024, o Salgueiro apresentou o enredo "Hutukara" na Sapucaí.

O enredo pede atenção e justiça para o povo Yanomami. A letra relembra a crise humanitária na terra indígena: "Você diz lembrar do povo Yanomami/Em 19 de abril/Mas nem sabe o meu nome e sorriu da minha fome/Quando o medo me partiu".

Eu aprendi o português, a língua do opressor/Pra te provar que meu penar também é sua dor/Falar de amor enquanto a mata chora/É luta sem flecha, da boca pra fora Trecho do samba-enredo 'Hutukara', do Salgueiro

Viviane Araújo é a rainha da bateria desde 2008. MC Rebecca também é destaque na escola. Sidcley Santos e Marcella Alves são Mestre-Sala e Porta-Bandeira, e a Comissão de Frente é liderada por Patrick Carvalho. Uma das musas é Tati Barbieri, que desfilou com uma fantasia de R$ 300 mil.

Deborah Secco também desfilou pela escola. Ela passou pela Sapucaí com um look fio dental com recortes e franjas representando os povos originários.

Vir na frente do Salgueiro é uma emoção única, feliz demais. Acho que a gente fez um desfile lindo. Deborah Secco na concentração do Salgueiro

Deborah Secco foi destaque no Salgueiro com fantasia representando os povos originários
Deborah Secco foi destaque no Salgueiro com fantasia representando os povos originários Imagem: Zô Guimarães/UOL
Continua após a publicidade

O Salgueiro comemora 71 anos de história em 2024. O presidente da agremiação é André Vaz da Silva, e Djalma Sabiá é Presidente de Honra (em memória).

A escola representada pelo vermelho e branco já foi campeã do Grupo Especial nove vezes. O último título foi conquistado em 2009.

Que nota você dá para o desfile do Salgueiro?

820 votos

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes