PUBLICIDADE

Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Jairo, meu filho tem crise de ansiedade quando vai para a escola; o que faço?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

21/06/2022 04h00

No "Papo Cabeça" desta semana, o psiquiatra Jairo Bouer responde o que os pais devem fazer para lidar com a ansiedade das crianças durante a fase escolar.

Primeiro, Bouer lembra que ansiedade e medo são reações normais em crianças, sobretudo longe dos pais. No entanto, é padrão que elas se acentuem à medida que os pequenos criam maturidade e aprendem a conviver com os sentimentos.

Cabe aos pais conversar com os filhos para entender o que está acontecendo e por que as reações estão exacerbadas, lembrando que a pandemia também causou impactos à saúde mental das crianças. É importante ainda checar na escola o que pode estar atrapalhando a rotina, como problemas de adaptação por mudança de classe.

"O que não dá para fazer é evitar que ele vá para a escola", alerta Bouer, que lembra a importância da educação no desenvolvimento infantil. Depois, caso necessário, é recomendando buscar profissionais de saúde mental para auxiliar a criança diante das dificuldades e sentimentos.