PUBLICIDADE

Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Preciso emagrecer, mas a ansiedade me atrapalha. O que fazer, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Colunista de VivaBem

05/04/2022 04h00

No vídeo de hoje do "Papo Cabeça", a dúvida da leitora é sobre a influência da ansiedade na dificuldade em perder peso. Afinal, como lidar com os sentimentos durante o processo para emagrecer?

Segundo o psiquiatra Jairo Bouer, perceber os impactos negativos da ansiedade é o primeiro passo em busca do bem-estar. "Importante reconhecer a ligação, aprender a lidar com essa ansiedade e, em alguns casos, tratar com terapia e/ou medicamentos, para depois pensar na melhor forma de ter orientação nutricional adequada", diz.

No dia a dia, algumas alternativas simples podem surtir efeito. É o caso de alterar hábitos para levar a vida com mais equilíbrio, como adotar uma rotina de exercícios físicos, traçar metas para se organizar melhor e encontrar técnicas de controle de estresse —relaxamentos, meditação e ioga, por exemplo.

"Papo Cabeça" é um programa semanal do VivaBem em que Jairo Bouer, psiquiatra formado pela USP (Universidade de São Paulo), tira dúvidas dos leitores sobre saúde mental. Tem uma dúvida? Mande para vivabemuol@uol.com.br.