PUBLICIDADE

Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Burnout, ansiedade e depressão são parecidos? Como sei o que tenho, Jairo?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Jairo Bouer

Do VivaBem

17/02/2022 04h00

Nesta semana, a leitora faz uma pergunta que pode ser a dúvida de muitas pessoas: há diferença entre burnout, ansiedade e depressão? Como saber diferenciar cada uma delas?

O psiquiatra Jairo Bouer afirma que as três doenças recebem classificações distintas, mas que o mais importante é o que a pessoa está sentindo e qual o melhor tratamento para ela.

De acordo com Bouer, o burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é considerado uma doença ocupacional, ou seja, tem a ver com as relações que essa pessoa estabelece com o trabalho. Ele está relacionado, por exemplo, com carga excessiva de trabalho e relações pouco saudáveis no ambiente ocupacional. "O que acaba provocando cansaço, fadiga, esgotamento, estresse e sensação de tensão."

Uma pessoa com burnout pode apresentar sintomas depressivos ou de ansiedade —por isso a confusão. "Mas transtorno de ansiedade ou depressão são doenças diferentes do burnout, embora os três tenham sintomas em comum", diz o psiquiatra.