Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Jairo, tenho TOC e não paro de pensar se engravidei ao sentar na privada. Como controlar?

Mais Papo Cabeça
1 | 25
Siga o VivaBem no

Do VivaBem

28/10/2021 04h00

Nesta semana, a leitora explica que está grávida, mas por ter TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), fica pensando se o filho é mesmo do marido ou se ela pode ter engravidado ao sentar no vaso sanitário: "Sei que é absurdo, mas não posso controlar. E agora?".

Em primeiro lugar, Jairo Bouer, especialista em sexualidade, esclarece que ninguém engravida sentando no vaso sanitário. "Gravidez resulta de penetração —pênis e vagina— com a ejaculação dentro da vagina, sem usar nenhum método anticoncepcional, sem usar camisinha. Aí está o risco de gravidez", diz.

Depois, o colunista explica que não há nenhuma dúvida que esse filho seja do marido dela —claro, caso não tenha ocorrido relação extraconjugal. "Você está grávida, é do seu marido e tente não se preocupar por isso."

Por fim, Bouer reforça a importância em procurar profissionais de saúde mental, como um psiquiatra e/ou um psicólogo. Por mais que a gravidez possa impedir o uso de alguns medicamentos, é fundamental ter o acompanhamento médico. "Muitas vezes, na terapia, você aprende a lidar com esses pensamentos", afirma.