Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fake natty? O youtuber que não perdoa nem padre em cruzada antiesteroides

O nutricionista Rodrigo Góes analisa o "shape" dos famosos - Reprodução / Instagram
O nutricionista Rodrigo Góes analisa o 'shape' dos famosos Imagem: Reprodução / Instagram

Daniele Dutra

Colaboração para VivaBem, no Rio

08/08/2023 04h00

E aí: você é natural ou "fake natty"? As frases que misturam português com inglês, a narração que remete a um documentário e o martelo para dar o veredito final transformaram o nutricionista Rodrigo Góes, 36, em um dos astros do momento do TikTok e do YouTube.

A premissa é simples: Góes usa seus canais para falar dos males dos anabolizantes e, para isso, analisa se o shape aesthetic (usado como sinônimo de corpo musculoso, vistoso) de personalidades do esporte, da música e do mundo das celebridades foi conquistado de forma natural ou se teve ajuda do "suco" —apelido que usa para quem usa esteroides ou outras substâncias perigosas.

"O que você esconde embaixo da batina, padre?"

Natural de Brasília, o nutricionista começou a fazer os vídeos bem humorados em novembro de 2022, mas o sucesso nas redes sociais veio quando ele decidiu comentar o físico do padre Marcelo Rossi, em maio deste ano.

É de conhecimento comum que Rossi —chamado de "horse" (cavalo em inglês) por Góes— voltou a aparecer com um corpo muito aesthetic, ou melhor, musculoso. A publicação em que Goés analisa se o padre usa ou não anabolizantes já reúne mais de 3,5 milhões de visualizações e foi o que fez a carreira do brasiliense explodir.

Jeito leve e descontraído. Além de falar sobre a história do padre Marcelo Rossi e investigar seu passado de forma leve e descontraída, lembrando que o religioso já foi fisiculturista, Góes fala no final do vídeo se Rossi conquistou o corpo malhado através de seu esforço ou se recorreu ao uso de anabolizantes. Spoiler: o nutricionista acha que é tudo natural.

"Decidi fazer esses vídeos por entretenimento e para trazer um pouco de transparência para o meio fitness. De forma divertida e com muito respeito, prego a prática de atividade física sem o uso de drogas [esteroides e anabolizantes]. A missão também é incentivar a nova geração a ficar longe do 'suco', pois muitas vezes o uso de esteroides é um caminho sem volta", disse Rodrigo Góes em entrevista a VivaBem.

'BOOM, look at him!': Góes já se rendeu ao suco

Quem vê seus vídeos, fechados em sua cabeça, pode nem saber que o nutricionista é pra lá de aesthetic. Mas o que ele muitas vezes lembra é que ele sabe o que é "fazer amor com o suco", como diz em um de seus bordões. O nutricionista já falou abertamente sobre ter se rendido aos atalhos do fisiculturismo.

Há duas semanas, ele mostrou em seu Instagram uma foto de seis anos atrás: "Em 2017 eu fiz amor com o suco. Eu me entreguei ao suco! Dismorfia corporal fazia parte do meu dia a dia. Lembro que nessa época eu estava meio chateado e achando minha pele 'grossa'", legendou ele.

"O suco vicia? o shape vicia!", adicionou Góes, mencionando a dismorfia corporal, um transtorno psicológico em que existe uma obsessão com o aspecto físico do corpo, mas que ele diz ter deixado para trás, para seguir o caminho do fisiculturismo natural.

Em outro momento, em uma entrevista a um podcast, ele disse que a sensação era de ser um "drogado":

Eu não pretendo voltar, só se precisar de reposição mais velho. Eu me sentia drogado, realmente. Não sentia que era um bom atleta.

@rodrigogoesoutofcontext Rodrigo Goes sobre sua experiência pós o uso do suco! Ele não se viciou, não é mesmo? #RodrigoGoes #Podcast #BodyBuilding #Osucovicia #out #Arones #FakeNatty ? original sound - RodrigoGoes out of context

Nas graças do Cazé

Os vídeos de Góes também caíram no gosto do streamer Casimiro Miguel, que reúne mais de 3,5 milhões de inscritos em seu canal do YouTube. Cazé, como é conhecido, chamou o nutricionista de fenômeno das redes sociais e disse que o vídeo sobre o padre é "apoteótico".

Entre Instagram, TikTok e YouTube, o nutricionista coleciona mais de dois milhões de seguidores. Além da gravação e da edição, ele divide seu tempo cuidando da filha de dois anos e atendendo a pacientes em uma clínica que tem em sociedade com a esposa, também formada em nutrição.

Atualmente estamos com lista de espera e agenda cheia. Com a repercussão dos vídeos, precisei diminuir o fluxo de pacientes.

- - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
O nutricionista Rodrigo Góes já é conhecido pelo bordão "Fake Natty"
Imagem: Reprodução / Instagram

"Estou muito feliz com isso, muitas pessoas pedem fotos e isso me deixa muito lisonjeado. Sou muito grato a Deus por tudo o que está acontecendo. Quando Casimiro reagiu ao meu conteúdo, eu fiquei ainda mais animado para criar e isso me motivou muito para continuar fazendo vídeos. Não é todo dia que um streamer de grande porte como Casimiro te chama de gênio e fenômeno, né? Sou muito grato a ele", continuou.

Bonner de inspiração e o uso do inglês

Os bordões que fazem sucesso. "Natural ou fake natty" (falso natural), físico aesthetic (estético), suco e bodybuilder (fisiculturista) são algumas das frases usadas nos vídeos do nutricionista, que, como uma espécie de "Supla aesthetic", mistura a todo momento inglês com português — a ponto de precisar legendar trechos dos vídeos.

"Eu aperto o play e vejo o que acontece. No início, tentei escrever roteiro, mas eu ficava meio perdido, não ficava Rodrigo Góes. Então os bordões, os memes, todos surgiram de forma espontânea", conta.

Vida nos EUA. Já o gosto pela língua inglesa surgiu quando Góes morou nos Estados Unidos, entre 2004 e 2005, para cursar o ensino médio. Depois de formado, ele ficou em Nova Orleans por quase um ano e chegou a trabalhar como segurança de um supermercado.

A ideia era servir na Marinha norte-americana com os amigos, mas ele acabou se acidentando enquanto lutava Wrestling (luta livre) e precisou mudar os planos.

Sempre gostei de misturar o inglês com português no meu dia a dia. Eu também amo muito jornalismo e, para criar meu personagem, me baseei no William Bonner com uma mistura de documentário da Discovery Chanel.

Famosos na mira. Além do padre, o nutricionista também fez vídeos comentando o físico de influenciadores como Julio Cocielo, Virginia Fonseca, Leo Stronda, do cantor Gustavo Lima e do apresentador Marcos Mion. Muitos desses famosos acharam o conteúdo engraçado e chegaram a comentar os vídeos de Góes.

Góes afirma que nunca foi procurado ou teve qualquer problema com os famosos que analisa. "Existem boatos, mas de fato, nenhum problema. Inclusive, esses dias quase infartei quando vi que o Marcos Mion comentou no vídeo que fiz sobre ele, elogiando o react. No meu canal, o amor e o respeito sempre vão imperar", diz.

Resultado rápido. O sucesso nas redes impressionou a família e os amigos do nutricionista, que aprendeu a fazer os conteúdos e editar no final do ano passado. Segundo ele, ninguém imaginava que os conteúdos teriam uma repercussão tão rápida.

Minha família está chocada, porque foi muito rápido. Estou extremamente feliz, principalmente por pregar uma prática de esporte sem o uso de anabolizantes e esteróides, que hoje em dia estão banalizados.

Mas, ao final de tudo, qual o veredicto? Apesar de não sabermos o que Góes faz quando ninguém está vendo e de ele já ter feito amor com o suco, tudo leva a crer que, por ora: é 100% natty.

Os riscos dos anabolizantes

Infarto, impotência sexual, ansiedade, acne e até hepatite: o uso de anabolizantes para fins estéticos pode causar todos esses efeitos colaterais, e alguns danos à saúde podem ser irreversíveis.

Apesar da gravidade dos resultados, a prescrição de hormônios sintéticos para melhorar a aparência se tornou muito comum entre médicos de diversas especialidades no Brasil. Aqui, VivaBem lista 10 perguntas e respostas para esclarecer o tema e evitar os perigos.