Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Veja 5 mitos e verdades sobre lancheira saudável para crianças

Colaboração para VivaBem

17/02/2023 04h00

No segundo episódio da sexta temporada do Conexão VivaBem, o tema foi lancheira saudável. A seguir, a nutricionista Bianca Naves esclarece 5 mitos e verdades sobre o assunto.

Pode encher a lancheira de fruta porque é saudável?

Não, o ideal é ter um alimento de cada grupo. Em média, as pessoas precisam consumir em torno de 400 gramas de vegetais, que inclui frutas, verduras e legumes ao longo do dia. No caso das crianças, isso equivale de duas a três porções de frutas distribuídas em 24 horas.

A gelatina é sempre uma boa escolha de sobremesa?

Ela não é proibida, mas é um alimento rico em açúcar e que não traz outros nutrientes agregados. Eventualmente, ela pode estar presente em uma situação especial, mas não como regra.

Já sei do que o meu filho gosta, posso mandar todo dia a mesma coisa?

De fato, é mais prático mandar o que a criança aceita, no entanto, os pais devem aumentar o repertório nutricional visando a maior oferta de nutrientes, mas principalmente para ampliar o conhecimento e a curiosidade da criança.

"Vale evitar a monotonia e caprichar na variedade dos alimentos ao longo da semana", encoraja a nutricionista.

Lancheiras térmicas são indispensáveis?

São indispensáveis para crianças que ficam em período integral na escola. Para as que ficam entre quatro e cinco horas, os pais podem mandar a lancheira convencional.

Iogurte é sempre saudável?

Sim, porque a base do iogurte é leite e por ser leite é fonte de proteína e cálcio. A nutricionista pondera, no entanto, que há diferentes iogurtes no mercado, com mais ou menos açúcar, mais ou menos conservantes, mais ou menos corantes. A escolha fica a critério do consumidor.