Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Palha italiana fez Luiza Possi descobrir doença na gravidez

De VivaBem, em São Paulo

21/08/2022 12h14Atualizada em 21/08/2022 16h29

Foi após comer uma palha italiana que a cantora Luiza Possi descobriu que estava com diabetes gestacional na gravidez de seu segundo filho. A apresentadora do Sai da Caixa, de Splash UOL, relembrou o momento durante participação no segundo episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem

Ela comeu o doce e sentiu uma tontura que parecia um pico glicêmico. A apresentadora conta que já tinha realizado o exame da curva glicêmica, mas o resultado ainda não tinha saído.

"Liguei para médica e ela disse: 'Você está com o diabetes altíssimo. Sua vida vai mudar radicalmente desse minuto em diante, sua gravidez vai ser outra'". Ao receber a notícia, Luiza diz que ficou "triste, culpada, com medo e assustada" com a condição na gravidez de Matteo —ela também é mãe de Lucca.

A partir do diagnóstico, a cantora fez algumas mudanças na alimentação e não comia mais nada que pudesse virar carboidrato. A dieta dela consistiu em cortar leite, vários sucos, comer algumas frutas —como morango e abacate—, e aumentar o consumo de ovo devido ao baixo índice glicêmico.

Ela também passou a medir a glicemia frequentemente: "Era um saco tomar aquela agulhada três, quatro vezes por dia". Além disso, tomava insulina duas vezes, uma antes do café da manhã e outra à noite.

Luiza diz que fez acompanhamento com profissionais especializados em diabetes gestacional e optou por continuar fazendo a dieta após o nascimento do filho, quando conseguiu emagrecer.

O que é diabetes gestacional?

Karen Rocha, ginecologista especialista em reprodução humana, também participou do bate-papo e tirou dúvidas sobre a condição. "O que a glicose faz no corpo do neném, fala para ele crescer, só que em detrimento de amadurecer. Ele só cresce, ele não amadurece. Então são aqueles nenéns que nascem grandes, mas não têm pulmão, não têm intestino, porque está tudo imaturo também".

A ginecologista diz que a descoberta do diabetes gestacional no início da gestação é importante para a mãe fazer o controle da glicemia e o bebê se desenvolver bem, mas ela alerta que a mulher pode ter a doença em qualquer momento da gestação. "Quanto mais tarde ela vem, menos açúcar está passando e aí menos efeitos colaterais."

Segundo Karen Rocha, o diabetes gestacional acaba assim que é feito o parto, com a saída da placenta.