Topo

Conexão VivaBem

Dicas para ajudar a cuidar do corpo, da mente e da alimentação de forma descomplicada


Luiza Possi diz que se sentiu culpada ao ter diabetes na segunda gravidez

Colaboração para VivaBem

20/07/2022 15h00

Durante participação no segundo episódio da quarta temporada do Conexão VivaBem, a cantora Luiza Possi diz que ficou assustada e se sentindo culpada quando foi diagnosticada com diabetes gestacional na gravidez do segundo filho, Matteo —ela também é mãe de Lucca.

A descoberta veio após ela comer uma palha italiana e sentir uma tontura que parecia um pico glicêmico. A apresentadora conta que já tinha realizado o exame da curva glicêmica, mas o resultado ainda não tinha saído.

Liguei para médica e ela disse: "Você está com o diabetes altíssimo. Sua vida vai mudar radicalmente desse minuto em diante, sua gravidez vai ser outra". Ao receber a notícia, Luiza diz que ficou "triste, culpada, com medo e assustada".

A partir do diagnóstico, a cantora fez algumas mudanças na alimentação e não comia mais nada que pudesse virar carboidrato. A dieta dela consistiu em cortar leite, vários sucos, comer algumas frutas —como morango e abacate—, e aumentar o consumo de ovo devido ao baixo índice glicêmico.

A apresentadora do Sai da Caixa, de Splash UOL, também passou a medir a glicemia frequentemente: "Era um saco tomar aquela agulhada três, quatro vezes por dia". Além disso, ela tomava insulina duas vezes, uma antes do café da manhã e outra à noite.

Luiza diz que fez acompanhamento com profissionais especializados em diabetes gestacional e optou por continuar fazendo a dieta após o nascimento do filho, quando conseguiu emagrecer.

Segundo a ginecologista Karen Rocha, que também participou do bate-papo, o diabetes gestacional cessa assim que é feito o parto com a saída da placenta.