Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Covid longa: estudo associa padrão sanguíneo à dificuldade em se exercitar

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

23/05/2022 15h43

Um estudo recente aponta que o índice elevado de marcadores relacionados à coagulação do sangue em pessoas com covid longa podem indicar dificuldade para praticar exercícios físicos.

A análise, publicada no periódico Blood Advances neste mês, acompanhou 330 pessoas com sintomas persistentes três meses após a infecção pelo coronavírus, sendo que a maioria (83%) não precisou de internação.

Os pesquisadores compararam a quantidade da proteína von Willebrand (VWF), que atua na formação de coágulo, em proporção com a ADAMTS13, responsável por diminuir essa atividade.

Segundo os pesquisadores, cerca de 20% das pessoas apresentaram rendimento físico abaixo do esperado. E, do percentual, 55% tinham níveis de VWF/ADAMTS13 igual ou superior a 1,5, que não é diretamente associado à covid longa, mas indica dificuldades para se exercitar.

A formação de coágulos pode impactar nos níveis de nutrientes e oxigênio, causando sintomas da covid longa —principalmente fadiga, dores de cabeça e musculares, além de confusão mental. De acordo com os pesquisadores, mais estudos são necessários, mas a análise abre caminhos para tratamentos focados em sintomas prolongados após a infecção pelo coronavírus.

Os testes

Os participantes realizaram dois testes físicos em uma clínica. No primeiro, foram avaliadas a resistência e capacidade de exercício, como caminhar em velocidade normal por seis minutos e alternar entre sentar e ficar de pé repetidamente por um minuto.

Um monitor de oxigênio foi utilizado e os pesquisadores ainda analisaram os níveis de lactato, composto que alerta o corpo quando há pouca quantidade de oxigênio durante atividades dos músculos.

Já o risco de coágulos foi medido por exames de sangue. Depois, as pessoas foram divididas em dois grupos, considerando os níveis de VWF/ADAMTS13.