Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Exercício intenso e sem chatice: personal diz como é o treino de Marquezine

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Bárbara Therrie

Colaboração para o VivaBem

23/03/2022 04h00

A atriz Bruna Marquezine foi confirmada recentemente como protagonista feminina do filme da DC Comics "Blue Beetle" ("Besouro Azul", em português), que deve estrear em agosto de 2023. A brasileira dará vida a Penny, par romântico do herói Jaime Reyes, interpretado pelo ator norte-americano Xolo Maridueña, que ficou conhecido por representar Miguel na série "Cobra Kai".

Quando se fala em filmes de super-heróis, é comum pensar nas atrizes e atores encarando treinos pesados na academia, seja para ganhar músculos para viver os personagens com superpoderes, seja para ter resistência, força e agilidade para encarar as cenas de ação —lutas, explosões, fugas, saltos etc.

VivaBem conversou com Chico Salgado, personal trainer de Bruna Marquezine há quase sete anos, para saber se a atriz vai fazer alguma preparação física especial para as gravações de "Besouro Azul". O profissional de educação física explicou que, por enquanto, ela está seguindo seu programa normal de exercícios —que já inclui muito socos, chutes e movimentos de luta, como é possível ver nos vídeos que Bruna posta nas redes sociais.

De acordo com o treinador, essa rotina garante que Marquezine esteja bem preparada para encarar qualquer personagem. "Mais para frente, quando o roteiro [do filme] chegar, vamos entender se ela precisará de alguma coisa mais específica para viver a protagonista."

Chico Salgado com Bruna Marquezine - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Salgado reforçou que, atualmente, um dos grandes diferenciais na rotina de atividades físicas de Bruna Marquezine é justamente ela não treinar só para um papel específico ou em busca de um resultado estético. Hoje, a atriz faz exercícios pois gosta e sabe que isso traz saúde e bem-estar.

"Ela colocou a atividade física de vez em sua vida. É algo que traz prazer. A Bruna deixou de olhar o treino como uma coisa chata, como antigamente, que ela só tinha paciência e motivação para fazer quando eu estava por perto, cobrando", diz Chico Salgado, que a seguir conta mais detalhes do treino de sua aluna.

Exercícios de luta e musculação

Como Bruna Marquezine ama fazer lutas, os treinos montados por Salgado combinam exercícios de musculação e funcional com movimentos de artes marciais.

"Esse tipo de atividade é bem completo, trabalha várias valências físicas, como força, explosão, velocidade e resistência, além de proporcionar um alto gasto calórico", diz Chico Salgado.

Intensidade e regularidade

O personal trainer explica que a atriz costuma fazer treinos de 45 minutos a uma hora, de três a quatro vezes por semana. "Não nos preocupamos com a duração do exercício e, sim, com a intensidade e a entrega no treino."

Segundo Salgado, treinar de forma intensa e regular é uma das chaves para ter bons resultados na atividade física. Para não ficar sem malhar, quando viaja para cumprir compromissos profissionais dentro ou fora do Brasil, Bruna Marquezine investe no treino online e recebe acompanhamento virtual do personal trainer. "Passo uma série com exercícios que ela consegue fazer em qualquer lugar, ou que usem os equipamentos da academia que tiver no local."

Aeróbico na escada

Entre os exercícios aeróbicos, um dos favoritos de Bruna é o simulador de escada. "Ela gosta muito, dentro da planilha de treinos, a escada está presente no cronograma de duas a três vezes por semana."

Subir degraus melhora a capacidade cardiorrespiratória, ou seja, desenvolve fôlego e resistência. Também trabalha bastante a musculatura das coxas, das panturrilhas e dos glúteos, além de proporcionar um bom gasto calórico.

Chico Salgado com Bruna Marquezine - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Chico diz que Bruna é uma aluna exemplar, determinada e focada
Imagem: Arquivo pessoal

Playlist para animar

Por mais que a atriz não ache mais o treino uma coisa chata, Salgado conta que, como acontece com qualquer pessoa, há dias em que Bruna está cansada e com pouca disposição para fazer exercícios —mas mesmo assim ela vai treinar.

"Nesses dias, uso uma playlist legal para animar e deixo que o bem que a atividade física faz para o corpo se encarregue do resto. Depois de 10 a 15 minutos de exercícios, a Bruna já é outra pessoa e fala: 'Ainda bem que vim, mesmo cansada'", afirma Chico Salgado. Ela é uma aluna exemplar, determinada e focada. Temos uma parceria, ela é uma grande amiga."