PUBLICIDADE

Topo

Ele engordou durante gravidez da esposa e secou 37 kg com ajuda de personal

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Roseane Santos

Colaboração para o VivaBem

21/10/2021 04h00

Lucas Willer Ferreira, 33 anos, brinca que perdeu o controle do peso quando engravidou junto com a mulher. Mas, após o nascimento do bebê, a esposa eliminou os quilos que ganhou na gestação e o advogado, não. Obeso, o paulista só mudou hábitos quando o médico alertou que ele corria risco de ter doenças por causa do excesso de gordura. A seguir, Lucas conta como foi de 113 kg para 76 kg —e hoje está com 96 kg, mas com apenas 10% de gordura, já que ganhou músculos:

"Sempre pratiquei esportes e nunca tive problemas com o peso até meu segundo casamento. Minha esposa sempre me acompanhava na academia, mas parou de fazer exercícios quando engravidou. Nosso ritmo de vida mudou e eu acabei relaxando. Tinha preguiça de ir treinar e preferia ficar em casa com minha mulher.

Obviamente, a alimentação também mudou. Por estar grávida, minha mulher se dava ao direito de comer um pouco mais, além de se permitir consumir algumas 'besteiras' nesse momento especial. Eu estava ali, ao lado dela em casa, e embarquei junto no cardápio. Passei a ingerir muitos doces, frituras, lanches, pizzas etc., além de aumentar a quantidade de cerveja que bebia.

Como emagreci Lucas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Quando percebi, já tinha engordado bastante e estava com 113 kg —tenho 1,80 m de altura. Fiquei frustrado, mas não consegui reagir e fazer algo para perder peso. Cheguei a ter 34% de gordura corporal, o que já é classificado como obesidade.

Minha mulher teve bebê e quatro meses após o parto já tinha perdido praticamente todos os quilos que ganhou na gestação. Mas eu não: minha barriga continuou enorme. Minha esposa até tentou me levar para malhar, mas eu estava sem foco e não consegui retomar o treino.

Fui fazer um check-up de rotina e o médico alertou que eu corria risco de ter vários problemas de saúde, pois meu peso estava bem elevado. Então, decidi mudar e me matriculei no CrossFit. No entanto, como não conseguia melhorar a alimentação, o tempo passou e o esporte não trouxe nenhum resultado.

Como emagreci Lucas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

A verdadeira transformação começou só depois de algum tempo, quando minha tia recomendou um personal trainer, o Alemão Nasa. Ele estava abrindo uma academia em Atibaia (SP) e comecei a malhar lá. O treinador me incentivou a mudar a alimentação e conversei com a equipe de nutricionistas do local.

De forma bem gradativa, cortei as bebidas alcoólicas, parei de tomar refrigerante e reduzi o consumo de doces e frituras. A dieta não era nada radical. Não fui 'obrigado' a restringir alimentos, precisava apenas ter consciência de que algumas coisas não devem ser consumidas com frequência.

Como emagreci Lucas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

No treino, comecei fazendo cerca de uma hora de musculação. Após quatro meses, quando já estava um pouco mais leve, passei a realizar também 40 minutos de exercícios aeróbicos —coisas simples, como subir escadas e caminhada, que conseguia encaixar no dia a dia e não precisava, necessariamente, serem feitas na academia.

Nunca quis fazer nada muito radical. Não busquei resultados imediatos, mas sim uma mudança de hábitos que pudesse levar para o resto da vida. Tive paciência e demorei mais ou menos dois anos para emagrecer o que queria. Durante o processo, fui de 113 kg para 76 kg. Depois, foquei em ganhar massa muscular. Agora, estou com 96 kg, mas com apenas 10% de gordura corporal (ou seja, dentro do que é considerado muito saudável)."

Quer emagrecer? Receba um plano gratuito com treino e dieta em seu email

Você quer mudar hábitos, começar a praticar exercícios, ter uma alimentação mais saudável e emagrecer? O VivaBem preparou uma série de newsletters com um programa de treino e uma dieta para perder peso (neste link tem a caixa para você se cadastrar para recebê-las). Ao assinar a newsletter do #ProjetoVivaBem, você vai receber em seu email, ao longo de 12 semanas, um plano completo e gratuito com exercícios, cardápios e dicas para mudar o estilo de vida, que ajudarão a alcançar o objetivo de eliminar gordura corporal, ganhar músculos e, principalmente, adotar hábitos mais saudáveis. Siga nosso programa e compartilhe seu novo dia a dia mais saudável e seus resultados nas redes sociais com a #ProjetoVivabem.