Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Fátima Bernardes passa por artroscopia no ombro; entenda o procedimento

Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

29/09/2021 12h27

De acordo com nota da TV Globo, Fátima Bernardes ficará um tempo afastada do Encontro.

Em outubro, a apresentadora passará por uma cirurgia chamada de artroscopia para recuperar um tendão no ombro e ficará fora do programa por aproximadamente quatro semanas. Durante esse período, ela será substituída por Manoel Soares e Patrícia Poeta, de acordo com a nota da emissora.

A artroscopia, explica o ortopedista Alexandre Stivanin, médico do Hospital Samaritano, é uma pequena incisão pela qual leva-se um aparelho similar a uma câmera e por um outro pequeno orifício, do tamanho de uma caneta, colocam-se micro pinças. O objetivo é fazer uma cirurgia de reparação dentro da articulação sem ter que abri-la. "Isso favorece muito a reabilitação e recuperação, já que o método é bem menos agressivo."

Quando a artroscopia é indicada?

A artroscopia do ombro é indicada em vários casos, desde lesão no manguito rotador, ou quando o ombro "sai do lugar", ou seja, quando o paciente sofre de uma instabilidade constante na região. "É também recomendada quando o ombro tem uma capsulite, ou seja, quando está "congelado" sem movimento, onde através da artroscopia preenchemos com um líquido para que desta forma ganhe movimento", complementa Stivanin.

A cirurgia oferece riscos?

A artroscopia oferece um baixo risco, com pouco sangramento. "O que pode acontecer é precisarmos de uma incisão maior ou pode ter um extravasamento do líquido da articulação, causando um inchaço maior na região. Existe também o risco de na hora da anestesia do plexo (nervo), ter algum problema local temporário", diz o médico.

Como é a recuperação pós-cirurgia?

A recuperação depende do tipo de lesão. Se for uma instabilidade, esclarece o ortopedista, usa-se tipóia por uma ou duas semanas e com fisioterapia vai ganhando movimento aos poucos.

"Já se é uma lesão de manguito, a recuperação é um pouco mais demorada, pois temos que esperar o tendão 'colar' ao osso para depois começar a ganhar os movimentos."