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Chás podem ajudar a combater a insônia?

Paola Barbosa
Imagem: Paola Barbosa

Bárbara Therrie

Colaboração para VivaBem

21/07/2021 04h00

Eles podem ser tomados quentinhos e possuem diversos sabores e componentes, mas será que ajudam quem está tendo dificuldades para dormir ou quem acorda durante à noite?

Sim, os chás podem auxiliar na melhora da qualidade de sono e no combate à insônia, mas, atenção, não são todos, alguns podem até piorar a condição, tudo dependerá das substâncias contidas em cada um.

Chás de cores claras, como erva-cidreira, camomila, passiflora e valeriana, têm efeitos calmantes e relaxantes. Eles possuem princípios ativos que atuam em um grupo de receptores de sinalização do sistema nervoso central, o neurotransmissor chamado GABA, causando sonolência, sedação e condições em geral que favorecem o sono.

Já os chás de cores escuras, como o chá-mate e o chá preto contêm cafeína, o que aumenta o estado de alerta, prejudicando o sono. A exceção é o chá verde, que apesar de ter cor clara, possui precursores da cafeína na sua composição e, por isso, entra nessa última lista.

Vale dizer que as propriedades calmantes de alguns chás também ajudam a amenizar o estresse, nervosismo, alterações de humor, depressão e ansiedade.

É sabido que todos esses fatores são prejudiciais e aumentam os índices de insônia, ou seja, ao conter esses sintomas por meio da ingestão de chás naturais contribui-se para a qualidade do sono.

Chá de saquinho ou da folha?

Se você está pensando em tomar um chazinho para dormir melhor, pode estar se perguntando qual o melhor para essa finalidade: o de saquinho ou feito da folha?

Cada pessoa deve escolher sua forma de preparo preferida. O mais importante é se certificar da boa procedência e qualidade da matéria-prima.

Uma dica quando for escolher o de saquinho é optar por aqueles que têm só a planta como ingrediente, evitando os que possuem conservantes adicionados pela indústria.

Beber o chá quente contribui com uma melhor noite de sono?

Bebidas quentes ajudam a relaxar, causam bem-estar, aquecem o corpo e auxiliam na redução da pressão arterial, consequentemente levam à redução dos níveis de cortisol na circulação, favorecendo uma boa noite de sono.

Mas cuidado com a temperatura, não pode ser muito elevada, deve ser agradável.

Qual a quantidade recomendada?

O mais indicado é tomar 1 xícara de chá 1 hora antes de dormir. Tomar líquidos em excesso à noite pode aumentar a vontade de urinar e fazer com que você acorde de madrugada para ir ao banheiro, piorando o quadro de insônia.

Por fim, ter um ritmo regular é fundamental para um sono reparador. O cortisol e a noradrenalina são os hormônios da atenção e estresse, eles precisam baixar seus níveis para que os outros sistemas de sono entrem em ação.

Criar rotinas que sinalizem ao seu corpo que está chegando a hora de dormir auxilia no ajuste de todas essas funções neuro-hormonais. O cérebro precisa entender que chegou a hora de descansar, o chá quente pode ser esse sinal de que está chegando a hora de dormir.

Fontes: Davi Sobral, otorrinolaringologista especialista em sono da Associação Brasileira do Sono - Regional Bahia e coordenador do Ambulatório de Sono do Hospital Irmã Dulce, em Salvador; Patricia Nehme, nutricionista da Associação Brasileira do Sono; e Maria Fernanda Naufel, nutricionista, pós-doutoranda em Nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pesquisadora do Instituto do Sono.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que dizia o texto, cortisol e noradrenalina são hormônios, e GABA é um neurotransmissor. A informação foi corrigida.