Topo

Como o chá pode te ajudar no dia a dia? Saiba qual escolher e como preparar

Chá: benefícios, como preparar e qual escolher - Getty Images
Chá: benefícios, como preparar e qual escolher Imagem: Getty Images

Carol Fiacadori

Colaboração para o VivaBem

15/07/2021 04h00

Quente, frio, infusionado ou de sachê: essas são diferentes e principais formas de consumir chás - uma bebida milenar chinesa que ganhou vários adeptos ao redor do mundo, principalmente no Brasil. Por aqui, o consumo aumentou e é comum observarmos uma caneca com diferentes misturas de ervas. Porém, a verdade é: você sabe quais são os reais benefícios e malefícios do chá? Porque, ao contrário do que parece, ele pode ser prejudicial à saúde, sim.

Segundo Luciana Harfenist, nutricionista ortomolecular e especializada em gastronomia funcional, os chás podem ser nocivos quando consumidos em excesso. "O que determinará isto é se você possui alguma alteração no organismo devido a doenças como hipertensão, diabetes, câncer, doença renal, entre outras". Então, antes de consumir a bebida desenfreadamente, oriente-se com um médico ou especialista no assunto.

Ainda que chás e infusões tenham alguns malefícios, a lista de benefícios é muito maior. Para Luna Azevedo, nutricionista especializada em alimentação consciente, a bebida, quando consumida da maneira correta, pode trazer diversas vantagens.

O consumo de chás pode auxiliar no bem-estar, no tratamento e na prevenção de doenças. Além disso, na detoxificação pode apresentar inúmeras propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, antialérgicas, imunoestimulantes. No entanto, vale lembrar que os benefícios são consequências do tipo da erva utilizada"

O chá, apesar de ser uma bebida natural, apresenta uma série de atividades antioxidantes, derivadas dos compostos químicos presentes. Segundo Luna, algumas ervas possuem ácidos fenólicos e flavonoides, que agem e se tornam responsáveis pelas partes das atividades biológicas associadas. De maneira geral, os chás trazem inúmeros benefícios que podem auxiliar, inclusive, no dia a dia.

"Alguns apresentam até mesmo ação contra os radicais livres, com potencial anticarcinogênico e antimutagênico, como é o caso do chá preto", reforça Luna. "Todavia é importante um acompanhamento de nutricionista ou médico, uma vez que algumas ervas podem causar efeitos colaterais, e dependendo do estado atual e história clínica".

Segundo a nutricionista, há algumas opções que não são indicadas. Por exemplo, chás de alcachofra, boldo, hortelã, cúrcuma, dente de leão e açafrão são contraindicados para pessoas com obstrução nas vias biliares. Já a carqueja não é recomendada para grávidas, hipertensos e diabéticos que realizam o uso de medicamentos. A espinheira santa pode influenciar, ainda, na produção de leite em grávidas.

"É recomendado que seja feita uma breve pesquisa previamente ao adquirir o hábito de consumir algum chá específico, para que seja possível evitar complicações, que dependem da individualidade de cada um", alerta Luna.

Luna ainda reforça que há tipos de chá que podem aumentar a energia e o foco, como o caso do mate - erva muito consumida no Rio de Janeiro, inclusive, na praia. Fora isso, o mate ainda é um bom aliado para a digestão e alívio de tosses e congestão nasal. Já o chá de hortelã, que possui uma substância conhecida como mentol, se destaca pela ação expectorante.

O chá verde, um dos grandes queridinhos do brasileiros, pode contribuir para acelerar o metabolismo, assim como o chá branco, de gengibre, preto e mate. "Essas opções são boas alternativas para quem busca emagrecimento, além do combate à retenção de líquidos, que pode ser encontrado em ervas como cavalinha e hibisco", diz Luna.

Fora a ajuda para com o metabolismo, estudos indicam que o chá verde pode ser um bom aliado para os diabéticos, já que ele é capaz de evitar picos de glicemia. Luna orienta que chás como o da erva-cidreira, de camomila, valeriana, melissa ou mulungu apresentam efeito sedativo, relaxantes e calmante, ideal para pessoas que sofrem com insônia e ansiedade. Pesquisas também apontam que a erva-cidreira pode ajudar no humor e no desempenho cognitivo.

Como consumir?

A nutricionista Luciana Harfenist reforça a diferença entre chá e infusão, porque, ao contrário do que parece, elas não têm a mesma definição. "O chá é o nome específico para um tipo de planta, que é a Camellia Sinensis, e a, a partir dela, surgem os chás mais populares. Já as infusões são feitas a partir de água quente, onde, ao iniciar a fervura, o fogo deve ser desligado e a água adicionada às plantas, frutas, grãos e cascas naturais, tampado entre 10 a 15 minutos".

Segundo Luna Azevedo, para consumir um chá, a melhor opção é investir nas folhas da erva escolhida, pois os nutrientes são melhores preservados. "Para preparar o chá das folhas é importante se atentar para não deixar a água ferver, pois pode queimar a erva e, consequentemente, alterar o sabor e prejudicar as propriedades que são termicamente menos resistentes", orienta.

Mesmo que a melhor opção sejam as folhas, hoje, há diversas versões de chás que prezam pela praticidade do dia a dia. É possível encontrá-los em pó, saquinhos e até em cápsulas, compatíveis com as principais máquinas de espresso do mercado.

Modo de preparo

Com preparo rápido, os chás são boas alternativas em dias frios. Caso você opte pelas ervas, Luna Azevedo dá dicas de como fazê-los e conservá-los.

Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa de erva na água, desligue o fogo e abafe por três minutos. Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica. Dessa forma, suas propriedades permanecem intactas por 24 horas".

Caso você opte pelo chá das flores, o modo de preparo é um pouco diferente. "Para cada copo deve ser utilizado de quatro a seis gramas da flor seca, o equivalente a uma colher de chá ou a três pacotinhos de chá". "Caso utilize a flor a granel, procure aquecê-la o mínimo possível para não perder as propriedades. Separe 300 ml de água e deixe ferver. Após isso, adicione a quantidade separada e mantenha a bebida por três minutos no fogo e logo em seguida consuma", orienta Luna.

Em qual investir?

Para Luna Azevedo, não existe uma regra para o consumo de chás - que podem ser tomados tanto no inverno quanto no verão. No entanto, há algumas opções que são boas aliadas em meio às baixas temperaturas.

"Para o inverno, pensando no sentido que o clima frio e os ambientes fechados facilitam a sobrevivência dos vírus, como é o caso do vírus da gripe, é recomendável chás que atuam principalmente prevenindo e/ou combatendo as doenças virais, além das inflamações nas vias respiratórias (bronquite e sinusite), tosses, dores de garganta, entre outros", diz a nutricionista.

"O chá de limão com gengibre, por exemplo, é excelente para prevenir e combater a gripe, resfriados, tosse e dor de garganta. O limão é uma fruta rica em vitamina C e atua como antisséptico das vias aéreas, e o gengibre possui substâncias - como o zingibereno - que são antissépticas, bactericidas e anti-inflamatórias".

Já o chá de sálvia é uma boa opção para aliviar a sinusite, bronquite e dores de cabeça, porque, segundo a nutricionista, a erva possui propriedades antissépticas, expectorantes, anti-inflamatórias e atua como um desinfetante das vias respiratórias. "Uma boa opção para para casos de bronquite, asma, gripes e eliminação do catarro".

O chá de tomilho é pouco falado, mas tem uma série de benefícios. De acordo com Luna, a erva aromática, muito utilizada na cozinha, também possui propriedades expectorantes, antissépticas, antivirais, e broncodilatadoras. "A presença de vitamina C, vitamina A e timol, flavonoides e taninos auxiliam o sistema imunológico e previnem doenças respiratórias", reforça.

Os benefícios das ervas mais populares

Para Luciana Harfenist, as ervas mais conhecidas e populares do mercado oferecem uma série de benefícios. Entre elas: chá verde, hibisco, cavalinha, hortelã.

Chá verde (Camellia Sinensis): auxilia no emagrecimento por atuar inibindo citocinas inflamatórias (diminuição de PAI-1 e IL-6, e da ciclooxigenase, uma via metabólica pró inflamatória) e a produção de radicais livres, que são moléculas instáveis produzidas pelo organismo, que quando em excesso, danificam nossas células, levando ao envelhecimento precoce, cansaço e maior propensão ao surgimento de doenças, como o câncer. Em contrapartida, aumenta a expressão de adiponectina, que tem diversas funções benéficas, como ação anti-inflamatória, melhora da resistência à insulina e regulação da atividade da leptina, que é um hormônio responsável por gerar saciedade. Além disso, é potencializador da desintoxicação hepática, eliminando toxinas do organismo.

Seu uso é contraindicado, por exemplo, em pacientes hipertensos, gestantes, amamentação e em outras situações.

Dente de leão (Taraxacum Officinalis): auxilia no processo de desintoxicação do organismo, pois estimula as enzimas do fígado, aumenta a secreção de bile (importante para o metabolismo das gorduras), sendo bastante indicado em pacientes com doenças hepáticas, resultando em melhora de azia, eructação (arroto), trânsito intestinal e flatulência (gases), graças à melhora no processo digestivo e absortivo dos nutrientes, melhorando também a qualidade da população de bactérias intestinais. Serve ainda como diurético e grande coadjuvante para a melhora da pele, já que as raízes do dente do leão promovem o aumento de fibroblastos, importantes células relacionadas a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, o que retarda o processo de envelhecimento da pele e flacidez.

Seu uso é contraindicado, por exemplo, em pacientes hipertensos, gestantes, amamentação, doença renal e pedra na vesícula.

Hibiscus (hibiscus sabdariffa): muito consumido por pessoas que buscam o emagrecimento, o hibisco possui ação diurética por estimular a produção de óxido nítrico, que é um potente vasodilatador, o que consequentemente aumenta a taxa de filtração dos glomérulos renais. Gera também a dilatação de demais vasos sanguíneos, resultando em melhora da hipertensão arterial, entretanto não deve ser consumido de forma livre, como muitas pessoas fazem e acreditar ser o correto.

Efeitos benéficos são observados em resistência à insulina, dislipidemias, otimização na desintoxicação do organismo, imunidade, TPM e digestão. Seu uso é contraindicado, por exemplo, em gestantes ou mulheres que desejem engravidar, amamentação, enxaqueca e o uso em hipertensos deve ser criteriosamente controlado.

Camomila (Matricaria chamomila): comumente consumida, a infusão de camomila pode ser utilizada na melhora do trânsito intestinal, em diarreias, cólicas intestinais e biliares, graças a sua concentração de flavonoides e derivados fenólicos. Além disso, contribui para a melhora da ansiedade e do sono, na prevenção de rachaduras em peles secas e sensíveis, é antibactericída, antifúngica e anti-inflamatória, podendo ser realizado o gargarejo em casos de infecções na boca, gengiva e garganta.

Seu uso é contra indicado, por exemplo, em gestantes.

Hortelã (Herba Menthae): a infusão de hortelã é rica em óleos essenciais (mentol, mentona, limoleno), flavonoides, taninos e ácidos fenólicos (luteolína, apigenina e rutina), o que lhe confere ação antibactericida contra a escherichia coli, causadora de infecções intestinais; a candida sp, causadora da candidíase, muito comum e que acomete diversas mulheres frequentemente. Além disso, suas propriedades anti inflamatórias agem contra o Helicobacter Pylori, responsável por grande parte dos casos de gastrite e úlcera gástrica, logo, o hortelã é um excelente protetor gástrico. Ainda pode ser utilizado em casos de síndrome do cólon irritável, gripes, resfriados, asma brônquica e para a melhora da digestão e imunidade.

Seu uso é contraindicado, por exemplo, em gestação, e em alguns casos, pode causar insônia.

Cavalinha (Herba Equisetum Arvense): tendo como seus principais químicos, o manganês, silício, sais de potássio, flavonoides, quercetina e compostos fenólicos (ácido clorogênico e cafeíco), a cavalinha é uma potente antioxidante, com ação diurética, auxilia também na formação de colágeno por estimular a atividade de células fibroblásticas, além do aumento de elastina, reduzindo a flacidez e promovendo demais benefícios, como o fortalecimento dos ossos, unhas e redução de rugas. Também atua como hepatoprotetora, analgésica e antiinflamatória.

Seu uso é contraindicado, por exemplo, em gestantes, lactantes, disfunções cardíacas e alterações renais. Não recomenda-se o uso prolongado!

Apesar de apresentar os benefícios e modos de preparo, as nutricionistas recomendam uma consulta com um profissional antes de iniciar o consumo. Mas, a partir das dicas, reunimos alguns objetos que podem ajudar a incluir o chá na rotina.

mimo style - Divulgação - Divulgação
Infusor para chá de inox da Mimo Style
Imagem: Divulgação

Infusor de inox para chá - Mimo Style

Preço: R$ 12,10*

O produto é resistente e pode ser utilizado para comportar diferentes ervas. Pode ser colocado diretamente nas canecas e jarras, já que é utilizado para fazer a infusão do chá de forma prática e rápida. Conta com uma corrente para poder retirar e introduzir o coador de forma simples no interior da xícara. É importante realçar que os infusores enchem apenas até metade da sua capacidade, de modo que exista espaço para a infusão.

tramontina - Divulgação - Divulgação
Bule com infusor de chá da Tramontina
Imagem: Divulgação

Bule quadrado de vidro com infusor - Tramontina

Preço: R$ 104,89*

Com design moderno e elegante, o bule é feito de vidro borosilicato, um material altamente resistente ao choque térmico. Pode ser utilizado com ou sem o infusor e é compatível com fogão: gás, elétrico e vitrocerâmico. Não funcionam na indução.

brinox - Divulgação - Divulgação
Infusor de silicone da Brinox
Imagem: Divulgação

Infusor de chá de silicone - Brinox

Preço: R$ 31,90*

O produto funciona como um filtro, ou seja, basta você adicionar o chá a granel dentro do corpo do boneco, na parte das calças, e deixá-lo pendurado na borda da caneca com água quente. O silicone utilizado na fabricação é resistente às altas temperaturas.

organic india - Divulgação - Divulgação
Chá tulsi da Organic India
Imagem: Divulgação

Chá Tulsi - Organic India

Preço: R$ 63,89* (25 sachês)

O chá Tulsi é feito com folhas de Rama, Krishna e Vana Tulsi, que são habilmente misturadas para criar uma bebida suave, edificante e encorpada, inspiradora e cheia de sabor. Ele estimula a tranquilidade, clareza, alívio do stress, reforço imunológico e energia.

senac - Divulgação - Divulgação
Chá: rituais e benefícios da Editora Senac
Imagem: Divulgação

Chá: ritual e benefícios - Editora Senac

Preço: R$ 71,91*

O título aposta em 158 páginas que trazem os mais diversos conhecimentos históricos sobre as ervas e infusões.

lyor - Divulgação - Divulgação
Caneca de porcelana para chá da Lyor
Imagem: Divulgação

Caneca de porcelana com tampa - Lyor

Preço: R$ 42,29*

Feita em porcelana, a caneca com tampa é uma boa opção àqueles que buscam um lugar para acomodar o chá, seja de sachê ou in natura.

aroma - Divulgação - Divulgação
Chá de camomila em cápsula da Aroma
Imagem: Divulgação

Cápsulas de chá de camomila com erva doce - Aroma

Preço: R$ 13,70* (10 unidades)

Prática e fácil, as cápsulas de chá são uma boa alternativa para quem prefere fazer uma bebida em máquinas de espresso. Compatível com diferentes marcas, consegue fazer uma quantidade de 150 ml de líquido. O pacote acompanha 10 cápsulas.

bio2 - Divulgação - Divulgação
Chá verde e hibisco da Bio2
Imagem: Divulgação

Herbal tea de chá verde com hibisco - Bio2

Preço: R$ 8,50*

O chá é a união de duas ervas recomendadas por nutricionistas. O produto é vegano, sem glúten, sem leite, sem soja, sem corantes artificiais, sem aromas artificiais.

Uma dica: costuma fazer compras online? Assinar o Amazon Prime pode ser uma boa alternativa. Com primeiro mês de teste gratuito e depois por apenas R$ 9,90, você tem entrega grátis e rápida para diversas compras em qualquer lugar do Brasil.

* Os preços e a lista foram checados no dia 13/07/2021 para atualizar esta matéria. Pode ser que eles variem com o tempo.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A origem do chá é a China, e não o Japão. A informação foi corrigida.