Topo

Ageless Talks

Um encontro virtual da geração que desafia a idade


"Não voltaria aos meus 30, mas nunca na vida", diz Mônica Martelli

Do VivaBem, em São Paulo

24/06/2021 14h56

"Nunca me senti tão criativa, tão apaixonada pela vida." É com esse estado de espírito que a atriz e jornalista Mônica Martelli, 53, tem encarado uma fase da vida que para muitos é só sinônimo de coisa ruim: o envelhecimento. Sem se sentir velha nem uma mulher de meia-idade, Mônica diz que não trocaria a maturidade que tem hoje: "Não voltaria aos meus 30, mas nunca na vida".

A revelação foi feita à jornalista Silvia Ruiz, durante a segunda edição do Ageless Talks, evento virtual realizado por VivaBem, totalmente dedicado ao público maduro. Ao longo desta quinta-feira (24), serão transmitidos ao vivo, no Canal UOL e no YouTube, cinco painéis que abordarão temas como preconceito, sexo e beleza. Eles contarão com a participação de profissionais de saúde e de personalidades como Adriane Galisteu, Bruna Lombardi e Marcelo Tas —confira a programação completa do Ageless Talks 2021.

Em um processo de autoconhecimento e de identificar os seus desejos, Mônica contou que que não imaginava que poderia se apaixonar novamente aos 50 anos. Há dois anos e meio ela namora o empresário Fernando Altério, 67. "Eu me apaixonei que nem adolescente, bizarro. Do tipo de acordar de manhã e já pensar na calcinha que iria colocar à noite. Adolescente mesmo, desesperada. Experimentava calcinha e sutiã, tirava foto, mandava para a minha irmã para ela poder aprovar. Nesse nível. Viver isso com 50 anos foi uma delícia."

Mônica contou que desde o início do relacionamento deixou claro suas expectativas com o amado, que é uma mulher que não quer um marido, não está procurando ninguém para "salvar sua vida", nem procurando ninguém para preencher um buraco. "Estou vivendo um amor que é um amor de bons encontros, de fazer planos, de viver apaixonadamente".

Libido não está só no sexo

Ainda falando sobre relacionamento, a atriz comentou que, para ela, a libido tem muito a ver com o momento emocional que cada um está vivendo: "Eu com 50 anos, já entrando na menopausa, apaixonada, estava com muito mais libido do que com 43 anos de idade, na merda de um casamento em que já não tinha mais desejo nenhum". Mônica diz existir uma pressão para que as pessoas tenham libido a toda hora, mas as coisas não são assim. Além disso, afirma que a libido não está só no sexo, pode estar em outros lugares, como num trabalho ou projeto pessoal.

É preciso encarar a menopausa como mais uma fase da vida

A atriz também abriu o jogo sobre um assunto que causa desconforto para muitas mulheres: a menopausa, que deve ser encarada como mais uma fase da visa, sem tabu.

"É um preconceito, um tabu enorme falar de menopausa, porque ela sinaliza o início da sua fase não reprodutiva. Na nossa cultura, no Ocidente, isso é ladeira abaixo, a mulher não serve para mais nada. A mulher serve para procriar"

Vivendo os efeitos da menopausa, Mônica Martelli revelou que não pode fazer reposição hormonal por ter histórico de câncer de mama na família e contou os perrengues que sofre com o famoso calorão.

"Para dormir é um desespero, tenho 'coreografia': coloco o edredom, tiro o edredom, é a noite inteira. Com o Fernando tenho uma coreografia também. A gente dorme de conchinha, porque a gente é apaixonado, não é casado, então a gente se encontra no fim de semana e está sempre na conchinha, dois anos e meio e estamos na conchinha ainda. Eu fico com o edredom, arranco o edredom, coloco o edredom, é uma loucura."

Bem resolvida aos 53, Mônica diz que está tendo que se inventar porque não tem referência de mulheres de 50 anos de gerações passadas e que existe um medo do envelhecimento, de ficar sozinha.

"Quantas amigas minhas, que têm entre 40 e 50 anos, têm medo de se separar, com casamentos já muitos falidos, casamentos abusivos, todo tipo de casamento. Estão infelizes, mas mantêm aquilo por medo. Esse medo é dessa sociedade patriarcal que joga em cima da gente o medo de envelhecer sozinha, o medo de ficar sozinha, porque é cobrado da gente uma beleza, é cobrado da mulher. O homem velho é bonito, já existe esse lugar do homem velho bonito, não existe ainda esse lugar da mulher velha bonita, agora já está chegando, já está surgindo."

Ageless Talks 2021

Realizado pelo VivaBem, o Ageless Talks é um encontro da geração que passou dos 45 anos para falar de corpo, mente, vitalidade, sexualidade. Confira como foi a segunda edição do evento (clique no nome de cada painel para assisti-lo no Youtube):

PAINEL 1: ETARISMO: O PRECONCEITO COM A IDADE QUE AFETA A SAÚDE
Com Carla Vilhena, jornalista; Nany People, humorista; e Alexandre da Silva, doutor em saúde pública e especialista em envelhecimento. Mediação de Cris Guerra, escritora e comunicadora.

PAINEL 2: SEXO E LIBIDO NA MATURIDADE: TUDO QUE VOCÊ QUERIA PERGUNTAR
Com Adriane Galisteu, atriz e apresentadora; e Jairo Bouer, especialista em sexualidade. Mediação de Gisele Vitória, jornalista.

PAINEL 3: DITADURA DA ACEITAÇÃO X DITADURA DA ETERNA JUVENTUDE: COMO ABRAÇAR A BELEZA DA MATURIDADE SEM NEURAS
Com Bruna Lombardi, atriz e palestrante; Claudia Liz, artista multimídia; Mônica Moura, modelo e atriz. Mediação de Fabi Gomes, colunista e apresentadora em Universa.

ENTREVISTA: MÔNICA MARTELLI FALA SOBRE ENVELHECIMENTO, SEXO E MENOPAUSA

PAINEL 4: NADA DE PARAR: ELES SEGUEM PRODUZINDO, EMPREENDENDO E SE REINVENTANDO
Com Marcelo Tas, jornalista; Teresa Cristina, cantora e compositora; e Consuelo Blocker, influenciadora digital. Mediação de Tatiana Schibuola, gerente geral de marcas editoriais do UOL.

PAINEL 5: MATURIDADE EM FORMA - COMO EVITAR GANHO DE PESO E SE MANTER ATIVO DEPOIS DOS 45 ANOS
Com Silvia Poppovic, jornalista e apresentadora; Otaviano Costa, ator e apresentador; e Márcio Lui, personal trainer. Mediação de Silvia Ruiz, jornalista e e autora da coluna Ageless

ENCERRAMENTO: ANGELA DIPPE FAZ UM DISCURSO CHEIO DE HUMOR SOBRE ENVELHECIMENTO