Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rio inicia primeira etapa de vacinação em massa na Ilha de Paquetá

A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende realizar vacinação em massa na Ilha de Paquetá a partir do próximo domingo (18) - Mauro Pimentel/AFP/Imagem de arquivo / Foto ilustrativa
A Prefeitura do Rio de Janeiro pretende realizar vacinação em massa na Ilha de Paquetá a partir do próximo domingo (18) Imagem: Mauro Pimentel/AFP/Imagem de arquivo / Foto ilustrativa

Do VivaBem, em São Paulo

17/06/2021 14h20Atualizada em 17/06/2021 14h20

O Rio de Janeiro iniciou a primeira etapa para a imunização em massa da Ilha de Paquetá contra a covid-19. Hoje está sendo realizada a coleta de sangue da população adulta da região que vai participar do projeto intitulado "PaqueTá Vacinada".

As amostras servirão para uma análise comparativa de presença de anticorpos com o momento pós-vacinação. Chamada de "inquérito epidemiológico", esta etapa é importante para o estudo dos resultados e impactos da vacinação em massa.

Segundo a SMS-RJ (Secretaria Municipal de Saúde do Rio), o processo de coleta continuará amanhã e no próximo sábado (19). Nesses primeiros dias, também serão realizados testes rápidos de covid.

A imunização da população a partir dos 18 anos terá início em Paquetá no domingo (18). As doses das vacinas serão aplicadas em uma parceria da prefeitura com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Carnaval fora de época em setembro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), pretende realizar um Carnaval fora de época em setembro, na Ilha de Paquetá, como um evento-teste após a vacinação em massa.

Paes usou as redes sociais para informar que "se tudo der certo", o primeiro evento de teste já está marcado.

A vacinação em massa de Paquetá segue o exemplo do que foi feito na cidade de Serrana, pelo Instituto Butantan, no interior de São Paulo.

Toda a população foi vacinada para que fosse possível verificar dados da efetividade dos imunizantes para controlar o avanço da pandemia.