Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Maurício Manieri passou por cateterismo após infarto: entenda o que é

Imagem: Reprodução / Internet

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

14/09/2020 16h51

O cantor Maurício Manieri foi internado na última sexta-feira (11) depois de sofrer um um infarto. De acordo com a assessoria do artista, ele sentiu fortes dores no peito durante uma live na internet.

Manieri está internado na UTI do Hospital São Luiz, em São Caetano do Sul, no estado de São Paulo. Ainda de acordo com sua assessoria, o cantor foi submetido a um procedimento de cateterismo e passa bem.

Como funciona o cateterismo?

É um exame feito por um cardiologista, que faz uma pequena incisão no punho ou na virilha e insere um cateter que irá percorrer o vaso sanguíneo até chegar ao coração. Tudo é feito com a ajuda da fluoroscopia, uma técnica de imagem que ajuda a guiar a subida do cateter até a artéria coronária.

O cateterismo é realizado para diagnosticar doenças nas artérias coronárias — uma obstrução, por exemplo. Se alguma lesão ou coágulo é identificado, o mesmo cateter pode ser utilizado para fazer uma angioplastia: o envio de um stent, uma espécie de mola metálica que mantém as paredes da artéria abertas, evitando a interrupção de fluxo sanguíneo.

O que é o infarto

O infarto ocorre quando uma artéria que irriga o coração é bloqueada, impedindo o fluxo de sangue para o órgão. Quando isso acontece, o tecido alimentado por aquele vaso acaba morrendo e, consequentemente, uma parte do músculo cardíaco também.

A condição é a doença que causa mais mortes no mundo. No Brasil, essa taxa anual chega a 300 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde.

Sintomas do infarto

  • Dor no peito, localizada no meio ou à esquerda
  • Dor no abdômen (com sensação de estômago pesado, azia ou queimação)
  • Falta de ar
  • Cansaço excessivo
  • Dor nas costas ( principalmente na região dorsal)

*Com informações de matéria publicada em 16/12/2019.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Maurício Manieri passou por cateterismo após infarto: entenda o que é - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde