Topo

Estudo: uso de radiação nos pulmões pode acelerar recuperação da covid-19

Paciente com Covid-19 em hospital de campanha no Rio de Janeiro (RJ) - Ricardo Moraes
Paciente com Covid-19 em hospital de campanha no Rio de Janeiro (RJ) Imagem: Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo

16/07/2020 08h06

Um estudo divulgado na última terça-feira mostra que o uso da radiações nos pulmões de pacientes com pneumonia causada pela covid-19 pode ajudar na recuperação.

A radioterapia diminuiu de 12 para 3 o tempo de melhora nos pacientes avaliados. O estudo, pequeno, foi feito com 10 pacientes por médicos da Universidade de Emory, em Atlanta (EUA). Os resultados foram comparados com outros 10 pacientes que receberam o tratamento comum.

Outros efeitos em potencial incluem menor média de tempo para a alta hospitalar (12 dias com radiação, 20 dias sem) e um risco mais baixo de precisar de ventilação mecânica (10% com radiação, 40% sem).

O grupo de radiação era "um pouco mais velho, um pouco mais doente e seus pulmões estavam um pouco mais danificados, mas, apesar disso, vimos um forte sinal de eficácia", disse à Reuters o médico Mohammad Khan.

Khan observou que, no grupo que usou radiação, os medicamentos para covid-19 foram suspensos antes e após o tratamento, de modo que os resultados refletem o efeito da radiação isoladamente.

"A radioterapia pode reduzir a inflamação nos pulmões dos pacientes com covid-19 e reduzir as citocinas que estão causando a inflamação", disse Khan. Citocinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico.

Os resultados dos cinco primeiros pacientes foram aceitos para publicação na revista Cancer. O resultado com todos os 10 foram publicados na terça-feira no repositório medRxiv, mas o estudo ainda não passou por etapa randomizada e por avaliação entre pares.

(Com informações da Reuters)