Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Rinite alérgica: saiba quais são os sintomas e como evitar crises

wagnerokasaki/iStock
Imagem: wagnerokasaki/iStock

Blog da Saúde

22/10/2019 11h56

Rinite é a inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Na maioria das vezes, os casos mais graves são causados por vírus. Já os quadros crônicos ou recorrentes são geralmente determinados pela rinite alérgica, induzida pela exposição a componentes que possuem maior probabilidade de causar alergias nas pessoas, entre eles os ácaros da poeira, barata, fungos, epitélio, urina e saliva de animais (cão e gato). Os principais irritantes são a fumaça do cigarro e alguns ingredientes utilizados em produtos de limpeza e construção.

A arquiteta Luciana Jobim, 28, enfrenta diariamente as possibilidades de crise de rinite alérgica. "Por causa da profissão, visito muitas obras com poeira e cheiros fortes de tinta e outros materiais. Tenho que lutar contra isso diariamente", conta. Como toda alergia, a condição pode apresentar duas fases: a primeira, chamada imediata, ocorre minutos após o estímulo; a segunda, denominada fase tardia ou inflamatória, ocorre de quatro a oito horas após o estímulo.

Os sintomas mais comuns são corrimento nasal, obstrução ou prurido nasal e muitos espirros. Também é comum que o paciente apresente sintomas oculares como coceira, vermelhidão e lacrimejamento, que podem melhorar espontaneamente. Nos casos crônicos, pode ocorrer perda do paladar e do olfato.

Luciana explica que procura manter a casa sempre limpa e arejada para ajudar no controle da doença. "Eu já acordo como se meu nariz estivesse entupido e qualquer alérgeno desencadeia minhas crises, por isso eu não tenho tapete e nem cortinas de tecido no meu quarto e é tudo muito limpo para não acumular poeira", afirma.

O diagnóstico de rinite alérgica é clínico, com base nos dados de história e exame físico. Classificada atualmente com base na intensidade dos sintomas e seu impacto sobre a qualidade de vida do paciente.

É importante procurar um médico que irá pesquisar as causas de alergia e recomendar o tratamento mais adequado para controlar a doença, promover a prevenção e o alívio dos sintomas de forma segura e eficaz.

Medidas para evitar as crises de rinite

  • Parar de fumar;
  • Perder peso (quando indicado);
  • Prevenir o sobrepeso e obesidade;
  • Realizar atividades físicas;
  • Reduzir a exposição a fatores desencadeantes, como exposição a ácaros ou alérgenos relacionados a mofo, tabagismo passivo, animais domésticos se comprovada sensibilização, odores fortes e locais de poluição atmosférica.
Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.